Como melhorar o cardápio do seu restaurante?

Um dos pontos mais importantes quando o assunto é gestão de restaurantes é o menu. Ao pensar em iniciar um novo negócio ou mesmo aperfeiçoar o que já existe, o empreendedor deve dar atenção especial ao cardápio de restaurante, que será um dos quesitos mais levados em conta pelos clientes ao escolherem um local para fazerem suas refeições.

Neste texto, vamos compartilhar cinco boas ideias na hora de melhorar seu cardápio de restaurante.

Planeje o lançamento de novos pratos

Pode ser que você já tenha a intenção de modificar seu menu e sente-se inseguro para isso. É normal ter essa impressão. Afinal de contas, nunca sabemos se as novidades serão bem recebidas pelos clientes ou não.

A boa notícia é que é possível “prever” o sucesso de um prato com algumas técnicas. Por exemplo, oferecê-lo como “Sugestão do Chef” por uma semana. Instrua garçons e outros funcionários que têm contato com o cliente para oferecerem esta opção.

Peça opinião àqueles que fizerem o pedido desse prato. Para otimizar o processo, tenha uma ótima organização dos pedidos, a fim de ter os resultados mais precisos.

Use a tecnologia a seu favor

Já notou que as pessoas gastam muito tempo em seus eletrônicos, mesmo quando estão sentados à mesa num bar ou restaurante? E se você pudesse ter toda essa atenção para você? Uma ótima ideia é investir em cardápios digitais para restaurante.

Muitos estabelecimentos estão disponibilizando seus cardápios em tablets. Esse diferencial junto ao cliente faz com que ele, ao se voltar para o dispositivo mobile, esteja ainda mais envolvido pelo que seu restaurante oferece.

Uma outra opção é aproveitar a ferramenta para publicar dicas e curiosidades sobre alimentação que podem ser executadas nesses tablets. Além disso, possíveis avaliações, como falamos no item anterior, tornam-se muito mais fáceis e atrativas.

Os resultados de pesquisas e estatísticas sobre consumo dos pratos também são otimizados com um cardápio digital, principalmente se você utilizar sistemas integrados de gestão para restaurantes.

Invista em um cardápio de restaurante visualmente bonito

O cliente come primeiro com os olhos, e você já sabe disso. Portanto, seja no formato digital ou impresso, seu restaurante precisa ter um material bem-feito, com imagens atraentes.

No momento da escolha do prato, as imagens serão o chamariz. Por isso, tenha capricho com as escolhas para ilustrar seu cardápio. Elas têm de ser bem próximas ao que você servirá. Nada pior para o cliente que receber algo diferente do que pediu.

Dê atenção ao número de opções de seu menu

O primeiro pensamento que temos ao imaginar um cardápio de restaurante é: quanto mais opções, melhor. Assim, o cliente vai saber que seu estabelecimento é realmente bom. Mas não é bem dessa forma que funciona.

Quanto mais itens você tiver em sua carta, poderá prejudicar a qualidade do que oferece. Por exemplo, estocando muitos alimentos sem a certeza de saída ou ocupando sua equipe desnecessariamente com alguma preparação.

Tenha o cuidado de ter opções que tragam personalidade ao seu restaurante. Entre elas, devem estar pratos mais acessíveis e outros mais caros, considerando que valha a pena o trabalho e o custo.

Calcule o custo dos pratos e tempo de preparo

Essa é uma relação importante que você deve sempre ter em mente ao pensar em um cardápio de restaurante. O prato deve ter ingredientes que fáceis de serem encontrados em seus fornecedores e apresentem uma ótima relação custo-benefício.

O cuidado aqui é para não ter risco de faltar algum ingrediente no seu estoque por causa de ele ser raro no mercado, por exemplo, ou ter várias receitas que causem prejuízos.

Ao mesmo tempo, o prato pode ser original e inovador, mas leva tanto tempo para ser preparado que atrapalha o funcionamento da cozinha e ainda faz com que o cliente espere muito para recebê-lo. Desse jeito, não vale a pena.

Todas essas sugestões ajudarão no sucesso de seu restaurante. Imagine que o mais importante você já tem: uma boa comida. E agora você poderá otimizar seu cardápio conquistando ainda mais seus clientes.

Vimos como um cardápio de restaurante pode contribuir para o sucesso de seu estabelecimento. Aproveite e aprenda mais! Acesse nosso post sobre como ter redução de custos sem perder a qualidade. Boa leitura!

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