7 motivos para utilizar um software de gestão em nuvem

software de gestão em nuvem

Fala-se muito sobre cloud computing (ou software de gestão em nuvem), esse conceito abrangente que permite o acesso a documentos, arquivos, imagens e outros recursos por meio da internet — inclusive programas inteiros. A necessidade de respostas rápidas tornou on-line o gerenciamento das empresas por meio de um software de gestão em nuvem.

Em vez de instalar o mesmo programa em todos os computadores da organização, o que demanda tempo e investimento, pois nem todos podem ter as especificações técnicas necessárias, agora basta acessar um link por meio da internet. Isso permite o acesso a dados, relatórios e outros a partir de qualquer ponto, inclusive durante viagens e reuniões.

A seguir, exploraremos 7 motivos para utilizar um software de gestão em nuvem.

1. Redução de custos

O investimento em um software de gestão em nuvem é feito com base no que você usa, dispensando a instalação de uma infraestrutura mais robusta.

No passado, as empresas que optassem por um sistema de gestão deveriam comprar os próprios servidores. Estes, por seu lado, possuíam um custo altíssimo. Atualmente, basta contratar o software, que é on-line.

2. Ganho de mobilidade

Um sistema on-line é mais prático, pois ele pode ser acessado a partir de qualquer terminal por meio de login e senha. Para tal, basta ter uma conexão com a internet.

Isso significa que, se o computador sofrer danos, os dados estarão armazenados em segurança na nuvem. Portanto, basta acessar o software a partir de outra máquina e continuar trabalhando.

3. Aumento da disponibilidade

Para que o software de gestão de nuvem funcione corretamente, a empresa fornecedora investe em todo aparato necessário para que não haja interrupção do serviço, garantindo alta disponibilidade.

São muitos servidores trabalhando para, quando um estiver indisponível outro assumir o processamento. Para evitar interrupções, eles são instalados em localidades distintas.

4. Atualização garantida

A atualização do software de gestão em nuvem é mais rápida e prática. Ela ocorre no servidor onde o sistema fica hospedado, sendo disponibilizada imediatamente já por meio da nova versão.

Já em um sistema comum, um pacote de atualização é preparado para que cada usuário faça o download e se responsabilize por instalar a versão mais atual.

5. Flexibilidade e agilidade nos processos

O sonho de qualquer empresário é poder trabalhar com rapidez e precisão. Um software de gestão em nuvem permite flexibilidade e agilidade nos processos, uma vez que a equipe pode trabalhar de qualquer lugar com acesso à internet.

A padronização dos procedimentos e a facilidade na extração de relatórios também colabora para esse cenário favorável.

6. Melhora na produtividade

A alta disponibilidade de dados aumenta a comunicação entre as equipes, deixando os funcionários mais produtivos. Eles conseguem acessar os dados da empresa, atualizar relatórios, abrir e finalizar novos projetos, produzir informações e compartilhá-las em tempo real.

Um mesmo documento, por exemplo, pode ser visualizado e editado por várias pessoas.

7. Ampliação na segurança dos usuários

Um software de gestão de nuvem utiliza padrões internacionais de segurança, como criptografia avançada, SSL, ISO, entre outros.

Diferentemente de um sistema comum, em que a cópia de segurança demora horas para ocorrer, no on-line isso é feito de forma automática — editou, salvou. Isso dificulta bastante a perda de dados e promove a segurança dos usuários.

Agora você já sabe os motivos para trabalhar em nuvem. Aproveite e assine a newsletter para receber em seu e-mail as atualizações do nosso blog. Continue bem informado e promova o crescimento da sua empresa.

BENEFÍCIOS E GANHOS COM UM SOFTWARE DE GESTÃO

Inscreva-se em nosso blog

E saiba o que acontece no nosso mercado

Deixe seu comentário

Você tem alguma dúvida ou sugestão? Então deixe seu comentário!