Reduzir custos sem cortar qualidade: 5 tecnologias essenciais para restaurantes

Conheça as tecnologias de Autoatendimento de pedidos, Garçom eletrônico, Autoatendimento de chopp, Autoatendimento na balança e Display de cozinha KDS.
Tecnologias que reduzem o custo no salão do seu restaurante

A tecnologia não apenas melhora a experiência dos clientes, mas também otimiza os processos internos do seu restaurante, o que contribui para reduzir o custo. 

Imagine um movimentado restaurante, onde a correria é constante e os clientes estão ansiosos por um serviço rápido e eficiente.

Em uma noite especialmente agitada, os pedidos se acumulam, os garçons correm de um lado para o outro e a comunicação entre a cozinha e o salão torna-se um desafio.

Enquanto isso, os clientes aguardam impacientes, alguns desejando mais uma rodada de chopp e outros arrependidos por terem escolhido o restaurante.

No entanto, o processo manual de anotações de pedidos se torna suscetível a erros, os garçons enfrentam dificuldades para atender a todas as mesas e a lentidão na preparação dos pratos afeta diretamente a satisfação dos clientes.

Infelizmente, a falta de tecnologias deixa o restaurante vulnerável a esses desafios operacionais, resultando em custos extras, atrasos, erros e uma experiência prejudicada para todos os envolvidos.

Reduza custos com um sistema com delivery, cardápio digital e PDV 100% GRATUITO

Será que é possível reduzir o seu custo com a ajuda da tecnologia?

No dinâmico mundo do food service, a eficiência e a gestão de custos desempenham papéis cruciais para o sucesso.

Felizmente, o cenário de economia juntamente com qualidade é real e é possível para os clientes KCMS, que contam com uma série de recursos inovadores que revolucionam a forma como os bares e restaurantes operam. 

Neste artigo, em seguida, vamos explorar cinco tecnologias que emergem como verdadeiros catalisadores para reduzir o custo no ambiente do salão:

  • Autoatendimento de pedidos;
  • Garçom eletrônico;
  • Autoatendimento de chopp;
  • Autoatendimento na balança;
  • Display de cozinha KDS.

1- Como o Autoatendimento de Pedidos revoluciona a experiência do cliente

A principal vantagem do Autoatendimento de Pedidos é a eliminação de cardápios impressos.

Isso significa que você não precisa mais gastar dinheiro com impressões constantes, atualizações de cardápio ou preocupações com cardápios sujos ou desgastados. 

Com um cardápio digital acessível, os clientes podem navegar pelos pratos, visualizar imagens, ler descrições e fazer os pedidos sozinhos, sem a necessidade de um garçom. Isso pode ocorrer por:

  • Tablets do próprio estabelecimento dispostos pelas mesas, de forma com que o cliente faz o pedido; 
  • QR Code nas mesas, onde o cliente acessa pelo próprio smartphone e também faz o pedido;
  • Totem de autoatendimento, de forma com que o cliente faz seu pedido e pagamento diretamente de um totem.

Logo após essa etapa, o pedido é enviado diretamente para a cozinha, o bar e o sistema do estabelecimento. Assim, as informações ficam centralizadas no sistema de gestão para o registro.

Que tal testar gratuitamente as soluções KCMS? Sem contrato e sem compromisso!

Como o Autoatendimento de Pedidos contribui para reduzir o custo

Além de não ter que gastar com impressão de novos cardápios, a tecnologia de autoatendimento proporciona outros benefícios que acabam reduzindo seus custos:

1- Menos erros nos pedidos

Certamente, pedidos incorretos resultam em perda de alimentos, o que aumenta os custos. 

Quando os próprios clientes fazem seus pedidos pelos dispositivos, isso reduz a possibilidade de erros de comunicação entre garçons e a cozinha. 

2- Mais possibilidades estratégicas

A partir da integração do sistema de gestão com o seu cardápio por autoatendimento, é possível analisar quais pratos são mais populares, em quais horários e quais dias da semana. 

Sendo assim, essas informações podem orientar decisões estratégicas, como ajustes no menu ou promoções sazonais. Como resultado, você pode vender mais e aumentar seus lucros.

3- Atualizações instantâneas sem custos

Com um cardápio digital, você pode realizar atualizações instantâneas sempre que houver mudanças nos pratos, preços ou disponibilidade dos ingredientes. 

Desta forma, você tem mobilidade para mexer no cardápio sem gastar com novas impressões.

Mais agilidade, mais lucros! Receba pedidos e pagamentos em um só lugar

Sendo assim, o Autoatendimento de Pedidos…

Surge como uma peça fundamental na redução de custos dentro do contexto do seu restaurante.

Ao permitir que os clientes realizem seus pedidos de forma direta e intuitiva, essa tecnologia agiliza o processo de atendimento, reduz os erros nas anotações e minimiza retrabalhos e desperdícios.

A automação nessa etapa do serviço não apenas libera a equipe para se concentrar em áreas de maior valor agregado, como também aumenta a capacidade de atendimento do restaurante sem a necessidade de aumentar a equipe, o que impacta diretamente nos custos com folha de pagamento.

2- Como o Garçom Eletrônico garante mais eficiência no atendimento

Garçom eletrônico

O aplicativo para garçom é uma ferramenta que não apenas melhora a experiência do cliente, mas também otimiza as operações internas do estabelecimento.

Por isso, ele oferece agilidade no atendimento, porque registra os pedidos dos clientes por meio do aplicativo. Isso elimina a necessidade de transcrever manualmente os pedidos em comandas de papel.

Desta forma, o garçom eletrônico reduz erros de comunicação, atrasos no serviço e a probabilidade de pedidos incorretos, resultando em maior eficiência operacional.

Como o garçom eletrônico contribui para reduzir o custo

Além de também não ter que gastar com comandas de papel, a tecnologia de garçom eletrônico proporciona outros benefícios que acabam reduzindo seus custos:

1- Otimiza o fluxo de pedidos

Com um aplicativo para garçom, os pedidos são enviados diretamente para a cozinha ou bar, agilizando o processo de preparo. 

Nesse sentido, a equipe de cozinha organiza melhor o fluxo de trabalho, priorizando pedidos de acordo com a ordem de chegada e a complexidade do prato. 

Como resultado, resulta em menor tempo de espera para os clientes, aumentando a satisfação e a possibilidade de girar mais mesas em um curto período de tempo. Ou seja, você pode vender mais!

Sistema para Food Service: simplifique a operação, encante seus clientes

2- Reduz as chances de pedidos errados

Pedidos incorretos podem levar a perda de clientes, retrabalho, desperdício de alimentos e mais custos operacionais para o seu negócio.

Porém, com um aplicativo para garçom, os pedidos são registrados exatamente como são feitos pelos clientes, reduzindo erros de interpretação ou anotações inadequadas. 

3- Gera oportunidades de upselling

Além disso, essa tecnologia pode ser usada para ajudar o garçom a sugerir itens adicionais, como sobremesas especiais, bebidas premium ou complementos, diretamente através do aplicativo.

Então, isso aumenta a receita por cliente e melhora o ticket médio, contribuindo para um fluxo de caixa mais saudável.

Sendo assim, o Garçom Eletrônico

É uma peça-chave na busca pela redução de custos em restaurantes. Essa tecnologia agrega eficiência ao fluxo de trabalho dos garçons.

Ao possibilitar uma gestão mais precisa do tempo de atendimento em cada mesa, o Garçom Eletrônico permite uma distribuição mais equitativa das tarefas entre os funcionários, maximizando sua produtividade.

Desta forma, essa redução de tempo e esforço operacional reflete-se diretamente nos custos, otimizando a utilização dos recursos humanos e reduzindo desperdícios.

3- Como o Autoatendimento de Chopp eleva a experiência do cliente

Autoatendimento de chopp contribui para reduzir o custo

Os bares estão constantemente procurando maneiras de aprimorar sua eficiência operacional e reduzir custos. 

Portanto, uma solução inovadora que está ganhando destaque nesse cenário é o Autoatendimento de Chopp, uma abordagem que não apenas agiliza o serviço, mas também traz benefícios econômicos significativos. 

🍺 A KCMS está integrada com o sistema EasyChopp de autosserviço de chopp; saiba mais

Como o Autoatendimento de Chopp contribui para reduzir o custo

Visto que a tecnologia permite que os clientes controlem a quantidade de chopp que desejam servir, isso evita o desperdício de bebidas. 

Em um sistema tradicional, em contrapartida, um bartender pode acidentalmente servir uma quantidade maior de chopp do que o necessário, resultando em perdas financeiras. 

Além disso, a tecnologia de autoatendimento de chopp proporciona outros benefícios que acabam reduzindo seus custos:

1- Promove uma precificação baseada no consumo real

Com esta tecnologia, os clientes pagam pela quantidade de chopp que servem. Isso permite uma precificação mais justa e precisa, uma vez que os clientes são responsáveis por suas próprias escolhas. 

Desta forma, você não é responsável por uma estimativa de consumo imprecisa, evitando perdas por sobras não aproveitadas.

2- Menos custos com mão de obra de atendimento

O Autoatendimento de Chopp permite que os clientes sirvam suas próprias bebidas, o que diminui a necessidade de ter bartenders constantemente no balcão. 

Nesse sentido, além de otimizar os recursos humanos, também permite que os funcionários se concentrem em tarefas de maior valor, como a criação de coquetéis especiais.

Deseja um sistema completo para seu bar? Fale com um especialista KCMS

3- Melhoria na rotatividade de mesas

Com o Autoatendimento de Chopp, os clientes podem se servir de forma mais rápida e conveniente. 

Portanto, isso acelera o processo de consumo e permite uma rotatividade de mesas mais eficiente. 

Inclusive, isso é especialmente benéfico durante horários de pico, quando a velocidade de atendimento pode impactar diretamente o faturamento.

Sendo assim, o Autoatendimento de Chopp…

Desempenha um papel crucial na redução dos custos operacionais dos bares e restaurantes.

Isso porque o sistema controla de maneira precisa a quantidade de bebida servida, evitando desperdícios com derramamentos ou excessos, que geram perdas financeiras.

A automação desse processo também reduz a necessidade de mão de obra dedicada exclusivamente ao serviço de bebidas, otimizando os recursos e os custos operacionais do restaurante.

4- Como o Autoatendimento na Balança oferece um controle mais preciso de ingredientes

Autoatendimento na balança contribui para reduzir o custo

O self-service com Autoatendimento na Balança é uma abordagem que não apenas proporciona conveniência aos clientes, mas também traz benefícios tangíveis em termos de redução de custos operacionais para os estabelecimentos. 

Ao permitir que os clientes escolham seus próprios itens, pesem suas refeições e realizem o pagamento, o restaurante pode diminuir a equipe de atendimento, resultando em economia de custos com salários e encargos trabalhistas.

Como o Autoatendimento na Balança contribui para reduzir o custo

Além de diminuir custos com recursos humanos, a tecnologia de Autoatendimento na Balança proporciona outros benefícios que beneficiam o seu caixa:

1- Tem um controle preciso de porções

O Autoatendimento na Balança permite que os clientes escolham a quantidade exata de cada item que desejam, o que evita o desperdício de alimentos. 

Por outro lado, em um modelo de serviço tradicional, os clientes podem receber porções maiores do que conseguem consumir, levando a jogar comida fora. 

2- Otimiza o fluxo de atendimento

Além disso, a tecnologia permite que os clientes escolham seus alimentos de maneira rápida e eficiente, sem a necessidade de esperar por um garçom ou atendente. 

Como consequência, agiliza o fluxo de atendimento, especialmente durante horários de pico. 

Isso reduz o tempo de espera dos clientes e aumenta a capacidade do restaurante de atender a um maior número de pessoas em um curto período de tempo.

3- Reduz erros de comunicação

Ao permitir que os clientes se sirvam e pesem seus pratos diretamente na balança, o restaurante reduz a probabilidade de erros de comunicação entre garçons e cozinha.

Desta forma, pedidos incorretos ou mal interpretados são minimizados, o que evita a necessidade de refazer pratos, economizando ingredientes e recursos.

Sendo assim, o Autoatendimento na Balança…

É uma inovação que vai além da praticidade: é uma ferramenta essencial na redução de custos em restaurantes.

Ao permitir que os clientes se sirvam com o que realmente desejam, você reduz os custos associados ao excesso de ingredientes, mas também evita gastos com sobras não utilizadas.

Além disso, ao delegar parte do processo de serviço aos clientes, a equipe pode direcionar esforços para áreas de maior necessidade, otimizando a operação do restaurante.

Por isso, a combinação de redução de desperdício e otimização de recursos resulta em impactos significativos na economia operacional, refletindo diretamente nos custos do estabelecimento.

5- Como o KDS (Kitchen Display System) permite uma cozinha eficiente

KDS (Kitchen Display System) contribui para reduzir o custo

O Display de Produção KDS é uma ferramenta que transforma a maneira como os restaurantes gerenciam seus pedidos e operações. 

Assim que o pedido for registrado no sistema, as informações vão aparecer automaticamente nas telas do sistema KDS na cozinha. 

Só esta simples ação já vai ajudar a diminuir drasticamente possíveis erros de comunicação entre garçons e a equipe de cozinha. 

Ou seja, pedidos mal interpretados ou transmitidos de forma inadequada podem resultar em pratos errados ou atrasados, insatisfação dos clientes e desperdício de ingredientes. 

Como o display KDS contribui para reduzir o custo

Além de diminuir custos com recursos humanos, a tecnologia de KDS proporciona outros benefícios que beneficiam o seu caixa:

1- Reduz o tempo de preparo

Um display de produção na cozinha exibe os pedidos em tempo real, permitindo que a equipe de cozinha trabalhe de forma mais eficiente e organizada. 

Sendo assim, é possível reduzir o tempo de espera dos clientes, que ficam mais satisfeitos e se tornam fiéis ao seu restaurante.

2- Melhora na gestão de estoque

Manter o controle adequado do estoque é crucial para minimizar desperdícios e custos desnecessários. 

Por isso, com a integração ao sistema de gestão, é possível monitorar quais ingredientes estão sendo mais utilizados e quais estão em baixa, permitindo que você faça pedidos de reposição de forma mais precisa. 

3- Otimiza do fluxo de trabalho

A tecnologia permite que você ajuste o fluxo de trabalho da cozinha de acordo com a demanda do momento. 

Por exemplo, em horários de pico, você pode priorizar pedidos urgentes e ajustar os tempos de preparo para atender a alta demanda. 

Como consequência, isso evita a sobrecarga da equipe de cozinha e garante que os pratos sejam entregues de maneira eficiente.

Deseja uma cozinha sempre produtiva? Conheça o KDS da KCMS!

Sendo assim, o display KDS

É um componente fundamental na redução de custos operacionais nos restaurantes.

Ao agilizar a comunicação entre o salão e a cozinha, esse sistema evita erros de interpretação e atrasos na preparação dos pratos, o que, por sua vez, reduz os custos operacionais.

Além disso, a gestão mais precisa dos tempos de preparação impacta diretamente na eficiência da cozinha, refletindo nos custos com cozinheiros, salários e encargos trabalhistas.

O que você precisa saber para escolher o melhor sistema para restaurante

Em conclusão…

A implementação de tecnologias pode ser um investimento estratégico para restaurantes que desejam reduzir o custo operacional, aumentar a eficiência e proporcionar uma experiência superior aos clientes. 

Dentre os benefícios, você também consegue eliminar erros de comunicação, agilizar o fluxo de trabalho e otimizar a gestão de estoque.

Tecnologia para restaurantes é com a KCMS

Tecnologias KCMS contribuem para reduzir o custo

A tecnologia está redefinindo o setor de bares e restaurantes, e aqueles que abraçam essas inovações estão posicionados para alcançar o sucesso a longo prazo.

Pensando em alavancar ainda mais o seu sucesso e ajudar a reduzir o custo do seu restaurante, que tal contar um Sistema de Gestão que oferece todos os recursos que falamos neste artigo?

Experimente os benefícios do sistema sem gastar nada e teste gratuitamente!

Inclusive, as soluções KCMS cumprem com o objetivo de integrar e facilitar a gestão:

  • POS (PDV): controle o fechamento de caixa;
  • Aplicativo de delivery sem taxas;
  • Integração de vendas no salão e no delivery;
  • Controle de entrada e saída dentro do estabelecimento;
  • Controle do tempo de ociosidade das mesas;
  • Relatórios de produtos mais vendidos por período;
  • E muito mais!

Ficou com alguma dúvida? Clique no banner e converse com um especialista.

Veja alguns links que poderão ajudar você:

Blog | Universidade KCMS | Central de Ajuda

Também siga a KCMS nas redes sociais e fique por dentro de todo o nosso conteúdo: Facebook, Instagram e Youtube.

Inscreva-se em nosso blog

E saiba o que acontece no nosso mercado

Deixe seu comentário

Você tem alguma dúvida ou sugestão? Então deixe seu comentário!