Skip to content

O seu negócio está indo bem? Analise estes 5 pontos e descubra

Por Ana Beatriz Serafim
Publicado em 18 de janeiro de 2021
Modificado em 11 de janeiro de 2021
O seu negócio está indo bem?

A pergunta que todo empreendedor faz é: será que o meu negócio está indo bem? Pois é, isso é uma pergunta que apenas você pode responder… Porém, vamos lhe ajudar. Contudo, separamos 5 pontos que você deve analisar para saber se o seu negócio está indo bem. 

É válido lembrar que o seu foodservice (ou empreendimento de qualquer natureza) é, por exemplo, como um filho. Você precisa criar para sempre e cuidar, analisar e focar suas energias nele para que ele prospere. 

Descubra por que o delivery se fortaleceu nos últimos anos

Como saber se o meu negócio está indo bem?

Portanto, sem mais delongas, vamos começar. Ao fim deste artigo descontraído você saberá se o seu negócio ESTÁ ou NÃO no caminho certo, por exemplo. Qual é a sua aposta? Analise os seguintes pontos:

1) Qual é o seu ticket médio? 

Antes de saber qual realmente é o seu ticket médio você precisa saber qual é o ticket médio ideal para o seu negócio. Desta forma, você tem duas métricas: o real e o ideal. Se você trabalhar apenas com o real, ficará preso e limitado para investir e saber o que quer melhorar.

Como você sabe, o ticket médio apresenta a média de vendas por cliente ou mesa em um determinado período. Portanto, este número, que infelizmente muitos empreendedores não o analisam, é uma ótima métrica de desempenho. Ele pode ser medido semanalmente, mensalmente ou até bimestralmente, dependendo da sua meta. 

Ninguém gostaria de ir almoçar ou jantar em um restaurante antiquado... Questione-se: o seu negócio está indo bem?
Ninguém gostaria de ir almoçar ou jantar em um restaurante antiquado… Questione-se: o seu negócio está indo bem?

2) E a sua lucratividade?

Você vê o dinheiro entrando, você vendendo muito, a casa sempre cheia… Mas isso quer realmente dizer que o seu negócio está lucrando? Nem sempre… Para o seu negócio ser rentável você sabe muito bem que é necessário obter um lucro após somar os valores de entrada e saída. 

Portanto, não se deixe enganar com o número final desta conta. Você ainda precisa pagar os custos do seu estabelecimento, como salários, despesas, financiamentos e/ou aluguel, por exemplo. Um cálculo básico para isso é subtrair do faturamento os custos variáveis, o que resultará em um total correspondente à margem de contribuição. Se for positivo, o resultado é lucro; se for negativo, é prejuízo. 

3) Seus colaboradores estão mandando bem no atendimento? 

Em um mundo tão conectado e cheio de atendimentos automatizados, quando o cliente vai até o seu espaço físico ele quer o contrário: atendimento personalizado. O bom e velho sorriso no rosto ainda vale muito, acredite. 

Mas o atendimento vai muito além disso. Portanto, responda algumas perguntas abaixo para saber se o seu time está indo bem:

  • Eles gostam do local onde trabalham?
  • Os seus clientes acham o espaço confortável?
  • Seus colaboradores conseguem tirar dúvidas dos clientes?
  • Seu estabelecimento é flexível com os clientes? (Isso é muito importante); 
  • O que os seus clientes acham do seu estabelecimento? 

Essa última pergunta é a melhor. Quando o cliente for fazer o pagamento, enquanto o seu colaborador fecha a conta, você pode entregar a ele uma pequena ficha para responder sobre o atendimento e em troca pode dar um cupom com um pequeno desconto que seja. Contudo, além de garantir a volta do seu cliente, você terá mais uma métrica sincera para analisar! 

4) Você está inovando ou está parado no tempo? Cuidado!

Ninguém merece chegar em um espaço antiquado, com móveis antigos, cardápios velhos e mesas rangendo. O cliente sai de casa para buscar conforto, uma experiência completa que vai além da refeição, por exemplo.

A inovação pode ser resumida em diversos fatores, como por exemplo:

  • Imobiliário da sua empresa;
  • Marketing digital e marketing offline; 
  • Fachada do seu estabelecimento; 
  • Forma de fazer e fechar pedidos; 
  • Rapidez na cozinha (pense: como automatizar isso?); 
  • Sistemas que possam ajudar você a melhorar todos os processos. 

Marketing para restaurantes: 10 dicas para bombar nas redes sociais

Acredite ou não. Tudo isso vai influenciar o seu lucro no final do mês. Mas calma, você não precisa investir em tudo isso de uma vez. Comece aos poucos. O importante é começar!

Seu negócio está indo bem se os seus clientes estão dando um feedback positivo!
Seu negócio está indo bem se os seus clientes estão dando um feedback positivo!

5) Seu negócio está indo bem, sendo automatizado?

Resolvemos puxar um ganho do item anterior para deixar ainda mais claro o quão é importante um negócio automatizado. Além de deixar tudo mais organizado, por exemplo, um bom sistema automatizado vai te render algo que nenhum dinheiro pode comprar: o tempo! 

A KCMS, uma das líderes no mercado brasileiro de softwares para restaurantes, conta com diversos sistemas e planos que oferecem comanda eletrônica, pedido por QR Code, aplicativo de delivery para o seu negócio e muito mais. 

Faça parte dos mais de 8 mil restaurantes que utilizam os sistemas da KCMS

Em um sistema simples de usar e intuitivo para você, entregamos dados completos e relatórios organizados apenas em um clique, por exemplo. Portanto, com isso, você pode tomar decisões seguras, ter visões mais amplas e observar estrategicamente o seu negócio. 

Receba no seu feed as melhores dicas e informações do mercado

Você, assim como qualquer empreendedor de sucesso, gosta de ficar por dentro de tudo o que está acontecendo no mundo dos restaurantes, bares e lanchonetes? 

Então siga a nossa página nas redes sociais. Publicamos diariamente conteúdo de qualidade e dicas para você. Reinvente o futuro do seu negócio!

Siga nossas redes sociais: Instagram, Facebook, Twitter, Linkedin e Youtube.

Ana Beatriz Serafim

Materiais de gestão para levar sua empresa ao próximo nível

Sobre

A KCMS é uma empresa de softwares e inovação com atuação em nível nacional e revendas especializadas. Busca oferecer a seus clientes soluções que permitem levar mais gestão para seus negócios, tornando-os mais competitivos e rentáveis levando-os a um novo patamar.