Skip to content

5 relatórios gerenciais mais importantes para o seu negócio

Por Ana Beatriz Serafim
Publicado em 23 de setembro de 2020
Modificado em 13 de setembro de 2020
Relatórios gerenciais mais importantes para o seu negócio

Os relatórios gerenciais reúnem todas as informações necessárias para guiar o empreendedor. Além disso, eles mostram o que deve ser corrigido, alterado e reforçado nas diferentes áreas da empresa. Continue a leitura e conheça os 5 relatórios gerenciais mais importantes para o seu negócio.

Em primeiro lugar, todo gestor que busca o crescimento da empresa precisa tomar decisões baseadas em fatos e documentos. Por isso, os relatórios gerenciais reúnem dados sobre as ações da empresa, das áreas de contábeis, financeiras, vendas, controle de qualidade, produtividade, entre outras.

Ao analisar um relatório, o gestor deve entender o panorama geral para poder tomar decisões e conseguir resultados melhores. Ou seja, não há espaço para erros e inconsistências nas informações apresentadas.

Desta forma, a tendência é que as empresas utilizem sistemas de relatórios gerenciais que permitem a automatização da produção dos documentos. Isso os torna mais seguros e práticos.

Conheça os relatórios gerenciais mais importantes para o seu negócio:

1 – Fluxo de caixa

Para ter uma visão ampla das movimentações financeiras da empresa, tenha sempre em mãos os relatórios de fluxo de caixa diário, semanal, mensal e anual. 

Assim, fica mais prático o acompanhamento das entradas e saídas do caixa e ainda é possível ver as datas com melhores e piores saldos do mês. Outro ponto positivo é a segurança para tomar decisões relacionadas aos custos e outras questões financeiras.

2 – Giro de estoque

Você entende como funciona a rotatividade dos produtos da sua empresa? O relatório de giro de estoque ajuda a visualizar a velocidade de renovação e o período médio de permanência dos produtos antes da venda.

Portanto, o gestor poderá equilibrar o estoque com as vendas, otimizar as compras e manter o negócio organizado.

3 – Vendas

O relatório das vendas ajuda o empresário a entender quais são os produtos mais vendidos e como está o desempenho comercial do negócio. É um documento que mostra o faturamento, ticket médio, entre outros dados para melhorar os processos comerciais.

Além disso, ele ajuda a identificar quais são os recebimentos pendentes para a empresa.

4 – Pagamentos

Esse relatório mostra todas as despesas da empresa e permite separá-las por categorias e prazos. Com ele, é possível identificar qual área tem mais custo e também será mais fácil decidir onde cortar ou investir.

5 – DRE Gerencial

A análise do Demonstrativo do Resultado do Exercício (DRE) está no topo das obrigações financeiras de qualquer empresa. Aliás, ele detalha o resultado bruto e líquido durante um período de tempo, de forma com que seja possível comparar as informações. Com o DRE, o gestor ainda reconhece se a empresa está dando lucro ou prejuízo.

Sistema KCMS

Planejamento no sistema KCMS
Planejamento no sistema KCMS

Deu para entender como o controle dos indicadores do negócio é fundamental? O sistema em nuvem da KCMS traz todos os dados do seu foodservice, desde vendas, estoque, ticket médio e até o fechamento do caixa.

Há também uma inteligência artificial que aprende com os dados e ajuda na gestão do seu negócio, onde você pode visualizar a previsão das vendas nos próximos dias e entender o comportamento de compra do seu consumidor.

A KCMS também tem o lançamento recente do Pedemais Menu, o cardápio virtual do futuro! Basta o cliente sentar à mesa e ler um código QR pelo próprio smartphone. A seguir, ele tem acesso ao cardápio do estabelecimento e faz o seu pedido, que é diretamente enviado para a produção e lançado na mesa para cobrança posterior.

Clique aqui e saiba mais sobre os planos do sistema da KCMS.

Além disso, o delivery do Pedemais continua livre de cobrança de custos e taxas. Ative agora mesmo esse aplicativo já utilizado por milhares de estabelecimentos em todo o Brasil.

Quer saber outras formas que a KCMS pode ajudar na gestão do seu negócio? Fale com um especialista!

Siga a KCMS nas redes sociais e fique por dentro de todo o nosso conteúdo: Facebook, Instagram e no Youtube.

Ana Beatriz Serafim

Materiais de gestão para levar sua empresa ao próximo nível

Sobre

A KCMS é uma empresa de softwares e inovação com atuação em nível nacional e revendas especializadas. Busca oferecer a seus clientes soluções que permitem levar mais gestão para seus negócios, tornando-os mais competitivos e rentáveis levando-os a um novo patamar.