Rotatividade de estoque na pandemia: veja 5 dicas de ouro!

Rotatividade de estoque na pandemia

Produtos parados é sinônimo de prejuízo, ainda mais no momento atual. A rotatividade de estoque na pandemia é de extrema importância, mas há muitas dúvidas sobre como fazer isso de forma certa e eficaz. Afinal, não é apenas pela mercadoria que não encontra comprador que uma loja perde receitas, mas também pelo espaço que ocupam fisicamente. 

Ao finalizar este artigo com as dicas da KCMS, você será capaz de criar estratégias para manter uma rotatividade na pandemia e não se preocupar mais com o estoque parado do seu estabelecimento. 

Como aumentar a rotatividade do estoque na pandemia?

Para garantir que as os pratos sejam vendidas no timing adequado, é fundamental observar os melhores dias e sazonalidade do seu negócio. Contudo, no caso de haver encalhe, existem algumas técnicas e dicas que vão ajudar a atrair clientes para aquelas peças que até então estavam esquecidas. Confira:

1) Faça uma exposição atraente

A expressão popular “quem não é visto não é lembrado” é perfeitamente aplicável para os pratos! Ainda mais quando o seu cliente estiver com fome.

Portanto, o ideal é que elas sejam vistas, de preferência de forma criativa. Combinar pratos criando opções de montagem ou sobremesas é uma forma de dar destaque para eles. Da mesma forma, você pode optar por incluir as opções que usem os produtos que estão parados no estoque como destaque em seu cardápio online ou app. Capriche na foto, descrição e diferencial. 

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2) Promova uma liquidação com e aumente a rotatividade de estoque na pandemia:

A boa e velha liquidação é sempre uma maneira eficaz para aumentar a rotatividade das opções do seu cardápio que sejam feitas com os alimentos parados. O recurso da liquidação é uma solução rápida, mas deve-se ter atenção, contudo, aos descontos que serão oferecidos. Afinal, a ideia é vender, não se livrar dos produtos.

Uma forma de garantir a lucratividade é conceder descontos progressivos. A cada X reais compradas, oferecer 30% de desconto, Y reais, 40% de desconto, e assim sucessivamente.

3) Crie novos pratos, inove e atraia clientes! 

Uma ideia potencialmente simples, que pode gerar novidades e aumentar os lucros é a criação de novos pratos com os alimentos que estão parados no estoque. Que tal conversar com o responsável da sua cozinha e criar um prato com “tempo limitado de vendas”? Isso vai movimentar o seu cardápio e dificilmente o seu cliente perceberá que se trata de uma estratégia de vendas para produtos que estão parados no estoque. 

Ainda usando esta ideia, você pode até oferecer um desconto afirmando ser uma “promoção de lançamento”. Quem sabe a ideia não cola e você ganha uma nova opção ao cardápio?!

4) Ofereça incentivos na forma de pagamento

Um dos indicadores financeiros mais importantes para quem atua no varejo é o histórico do fluxo de caixa. Para que o balanço entre o que entra e o que sai seja sempre positivo, a melhor forma é receber os pagamentos na hora. Sendo assim, por que não aproveitar o estoque parado e dar uma turbinada nas vendas à vista? Isto pode ser feito de forma relativamente simples, por meio de descontos em compras pagas no ato.

Assim, são recebidos mais recursos, que podem ser reinvestidos, acelerando o giro ainda mais. Não menos importante, com mais vendas à vista e menos a prazo, evitam-se os processos de conciliação e eventuais contratempos inerentes às operações com cartões.

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5) Use o marketing de influência como publicidade

Por que não usar o seu Instagram? Esta é uma rede social muito conhecida, principalmente, pelas belas fotos de comida que são publicadas! Há blogueiras/colunistas de gastronomia que contam com milhares de seguidores, ávidos por saber sobre o que elas comem e o que acham dos estabelecimentos da cidade. Considerar a possibilidade de reservar um valor para que estes profissionais divulguem o seu espaço pode render ótimos resultados.

Você sabe os prejuízos de um estoque parado e sem rotatividade na pandemia?

Um estoque parado pode representar uma fonte de prejuízos que, se não for eliminada rapidamente, tende a se tornar uma bola de neve. É no giro de estoque que empreendedores encontram um fator de sucesso, sendo merecedor, portanto, de maior atenção.

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