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Você estaria preparado para uma segunda onda do coronavírus?

Por Ana Beatriz Serafim
Publicado em 4 de novembro de 2020
Modificado em 23 de outubro de 2020
Você estaria preparado para uma segunda onda do coronavírus?

O mundo todo passa por crise econômica e incerteza. Você estaria preparado para uma segunda onda do coronavírus?

A pandemia do novo coronavírus mudou e continua alterando diversas faces da rotina das pessoas no mundo todo. Mas muitos empresários estão se esquecendo do sufoco que passaram durante a quarentena e voltaram a velhos hábitos que podem levar um negócio à falência.

Mesmo que todos os setores da economia foram afetados, o varejo e o turismo foram os que mais sofreram com as grandes quedas no faturamento. Desta forma, os micro e pequeno empreendedores, que geralmente não possuem muitos recursos financeiros, tiveram que se virar para atravessar a crise e aprenderam muito sobre gestão de negócios.

Confira os pontos de aprendizado da crise do coronavírus que você não pode abandonar para continuar mantendo o seu negócio:

Delivery

Não é porque o salão abriu que você tem que deixar o delivery de lado. Esse meio de vendas manteve o seu estabelecimento funcionando durante a quarentena obrigatória do novo coronavírus. Assim, não se esqueça que o coronavírus não acabou e você pode precisar focar nele novamente.

Aliás, você não precisa ter o cardápio completo ofertado no delivery. Organize a sua oferta, veja o que vende bem, pois provavelmente será o que o cliente irá procurar no delivery. Também monte combos e facilite a escolha através de categorias, por exemplo: entradas, principais, bebidas e sobremesas.

Além disso, nada pior do que receber fria uma comida que deveria ser quente. No delivery, é preciso avaliar o que viaja bem em embalagens próprias para o produto. Talvez seja necessário fazer algum ajuste nas receitas para que o prato chegue conforme a qualidade que o seu estabelecimento preza.

Dessa maneira, as pessoas podem chegar no seu restaurante através da divulgação nas redes sociais ou outras mídias. Veja quais são os aplicativos de delivery que compensam para o seu negócio, se vale a pena ter um aplicativo próprio e/ou participar de portais como iFood, Rappi, UberEats, entre outros.

Inclusive, reforce para que os entregadores tenham o menor contato possível com o cliente, incentive para que ele utilize álcool gel 70% a cada entrega e utilize a máscara para proteção de todos.

Por fim, aposte em pequenos elementos que demonstram hospitalidade e afeto, pois os consumidores gostam de se sentir valorizados. Por exemplo: recados à mão agradecendo o pedido, uma bala, um chocolate, entre outros.

Controle das finanças

O caixa voltou a se movimentar, mas a crise financeira resultante do novo coronavírus não acabou! Certamente, a pandemia mostrou para todos os empresários que o bom controle financeiro salva o negócio e até mesmo o mantém longe de imprevistos e prejuízos.

Os negócios que tinham caixa foram os que conseguiram passar melhor pelo pico da crise e voltaram a acelerar mais rápido.

As finanças estão diretamente ligadas aos diversos processos. Portanto, o gestor precisa ficar atento a cada um deles para controlar e evitar despesas desnecessárias.

A organização financeira é uma tarefa que exige atenção no dia a dia, sendo assim, registre as contas a pagar, receber, controle de estoque e vendas. Isso permite que as tomadas de decisão aconteçam com base em cálculos e relatórios de performance do negócio.

Higiene e segurança

Cuidados com higiene e segurança são necessários independentemente se há uma pandemia de coronavírus abalando o mundo. Contudo, reforçar os procedimentos entre os colaboradores e parceiros ainda é fundamental e continuará sendo. 

De acordo com a Anvisa, o novo coronavírus é eliminado pela ação de detergentes, sabões e desinfetantes. Entre os cuidados com alimentos, destacam-se:

  • Incentivar que os colaboradores evitem falar uns com os outros;
  • Reforçar a correta higiene das mãos com água e sabão antisséptico, lavando dos dedos até o cotovelo; 
  • Reforçar a higienização de tempos em tempos das superfícies com álcool 70%;
  • Orientar os funcionários a irem com uma roupa diferente da que será usada no expediente. O uniforme deve ser colocado no local de trabalho e lavado depois do uso.

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Ana Beatriz Serafim

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