Sistema de cadastro de produtos: meu restaurante precisa de um?

Sistema de cadastro de produtos

Assim como qualquer empresa que lida com mercadorias, um restaurante também precisa de um sistema de cadastro de produtos eficiente e adequado às suas necessidades particulares. Entretanto, não é raro que surjam questionamentos sobre a importância de um cadastro bem feito, a necessidade de um sistema de gerenciamento ou mesmo do impacto da gestão de estoque na sua margem de lucro.

Foi pensando nessas dúvidas que elaboramos este material. Aqui vamos discutir um pouco sobre a importância de dedicar tempo e atenção especiais ao seu estoque, como um sistema de cadastro de produtos pode otimizar sua operação e como você pode assegurar sua lucratividade gerenciando custos. Acompanhe!

Por que um bom cadastro de produtos é importante?

Diferente de outros modelos de negócio, um restaurante lida com mercadorias perecíveis, muitas delas extremamente sensíveis a variações de temperatura e umidade. Um sistema de cadastro bem organizado permite que você acompanhe os prazos de validade dos seus produtos, circulando primeiro os produtos mais próximos ao vencimento e protegendo seus clientes e seu negócio.

Além disso, você poderá ter um controle muito mais ágil do seu estoque: uma vez que determinado produto esteja cadastrado no sistema, você terá acesso instantâneo e em tempo real à contagem, podendo tomar decisões de compra e venda mais tempestivas.

Por fim, um cadastramento adequado de seus produtos deve registrar o custo de cada item em estoque. Apenas de posse desses dados você poderá elaborar fichas técnicas realistas para seu restaurante e calcular o custo real de cada item do seu cardápio.

Como melhorar meu cadastro de produtos?

Para ter um cadastro de produtos realmente eficiente, alguns dos aspectos mais importantes são:

Defina um responsável

Ter um funcionário responsável pelo cadastro e controle do estoque permitirá que você saiba a quem pedir essas informações e de quem cobrar resultados.

Padronize a descrição

A descrição dos produtos no seu cadastro deve obedecer um padrão constante e ser o mais completo possível. Informações como tamanho da embalagem, marca e validade são essenciais e devem estar claras.

Informe o custo

O preço da aquisição de seus insumos é o principal fator determinante do seu lucro. Sem ele, um restaurante pode ter prejuízo com determinados itens do cardápio sem sequer perceber.

Utilize fotos

Se possível, relacione uma foto para cada produto cadastrado. Isso facilitará a identificação do produto e sua localização no estoque.

Por que utilizar um software de cadastro?

Embora todo o controle possa ser feito manualmente, existem hoje softwares que tornam seu sistema de cadastro de produtos muito mais simples, seguro e eficiente. Esses softwares, além de bastante completos, ainda oferecem outras funcionalidades úteis ao seu negócio.

O módulo de Gestão de Materiais da KCMS, por exemplo, além de permitir o cadastro de produtos com toda a base tributária, permite a emissão de etiquetas com código de barras para produtos e gôndolas.

Já o módulo de Gestão de Compras permite o acompanhamento de todo o processo, desde a cotação até a finalização da compra, com cotação por fornecedores com senha e estatísticas de compra e venda.

Agora que você já sabe da importância e das vantagens de utilizar um sistema de cadastro de produtos em seu restaurante, entre em contato conosco. Com certeza temos uma solução que se adapta à sua empresa.

DETALHES SOFTWARE DE GESTÃO

Inscreva-se em nosso blog

E saiba o que acontece no nosso mercado

Deixe seu comentário

Você tem alguma dúvida ou sugestão? Então deixe seu comentário!