Você sabe o que é o treinamento 5s?

Reduzir o desperdício de recursos, aumentar a eficiência operacional e gerar oportunidades para melhorias são os principais desafios que o setor alimentício tem enfrentado. A solução para eliminar esses problemas é o treinamento 5s. Mas você ainda não sabe o que é isso?

Trata-se de uma filosofia japonesa que vem se tornando cada vez mais importante para as empresas. Pois transforma os processos, favorecendo resultados melhores. Ficou interessado? Então, confira o que é e como funciona o treinamento 5s.

Também veja como ele pode beneficiar o seu negócio. Boa leitura!

O que é e como funciona o treinamento 5s?

O treinamento 5S apresenta como base os cinco termos japoneses cujas iniciais formam o nome do programa. São eles: Seiri, Seiton, Seiso, Seiketsu e Shitsuke. O 5s é uma filosofia de trabalho que visa promover a melhoria contínua e a qualidade total de todos os processos.

Para que haja uma mudança nos hábitos, comportamentos e atitudes dos profissionais, é preciso que eles sintam a necessidade de fazer o que propõe o treinamento. Por isso, quando migradas para o português, as letras foram traduzidas como “senso”.

Veja quais são e como funcionam:

  • senso de utilização: significa tornar um ambiente de trabalho mais útil ao descartar tudo aquilo que é desnecessário para a realização de determinada atividade do setor, como equipamentos, máquina ou materiais;
  • senso de organização: a ideia é identificar e arrumar tudo que for útil para que seja facilmente encontrado. Depois de ser utilizado, cada item deve ser guardado em seu devido lugar;
  • senso de limpeza: é o senso de preservação e conservação. Para tanto, é preciso eliminar a sujeira e aprender a não sujar o ambiente de trabalho. Também pode ser aplicado nos relacionamentos, havendo transparência e respeito;
  • senso de padronização/saúde: consiste em padronizar as práticas saudáveis, mantendo o que foi conquistado nos Ss anteriores. É aqui que a cultura organizacional começa a ser alterada;
  • senso de autodisciplina: é definido pelo cumprimento e comprometimento de cada colaborador com as etapas anteriores. O 5s deve tornar-se um modo de vida.

E como a sua empresa e a sua equipe vão se beneficiar com o treinamento em 5s? Veja a seguir!

Quais as vantagens do treinamento 5s?

Com a correta aplicação do 5S é possível:

Otimização dos processos

Os processos são otimizados quando há eliminação do excesso de objetos e facilidade em encontrar tudo aquilo que for essencial para a realização de uma atividade. Também quando o espaço físico está organizado e as informações são fáceis de serem acessadas.

Redução nos custos

Falhas humanas diminuem, erros podem ser facilmente encontrados, recursos podem ser reutilizados e manutenções desnecessárias deixam de ser realizadas eliminando, assim, custos para a empresa. Isso também pode ser percebido quando os gastos decorrentes de faltas por causa de acidentes ou doenças ocupacionais deixam de acontecer.

Melhoria na qualidade de vida

O ambiente de trabalho influencia diretamente a qualidade de vida de cada profissional. Quando o 5s é aplicado, o ambiente de trabalho passa a ser mais saudável, seguro e agradável. Também há melhorias nos relacionamentos interpessoais e valorização do ser humano.

Aumento da produtividade

A qualidade e a quantidade das tarefas executadas aumentam significativamente. Isso acontece porque colaboradores mais satisfeitos tendem a se empenhar no que fazem. O tempo para execução diminui graças à otimização dos processos. Sem contar que um ambiente seguro e saudável diminui as faltas.

É importante ressaltar que o treinamento 5s engloba ações contínuas em busca de melhorias. Portanto, deve contar com a participação de todos, desde os colaboradores até os gestores. Mas para que funcione, todos devem estar convencidos de que essa filosofia trará resultados.

Então, conscientize sua equipe sobre a importância do treinamento 5s e planeje cuidadosamente cada etapa de implementação. Só assim será possível obter os ganhos esperados com ele. É importante lembrar que ele serve para todas as empresas e pode ser aplicado em qualquer setor.

E você, está pronto para melhorar a qualidade dos processos do seu negócio?

Baixe o Guia Treinamento de Funcionários