Como ter o melhor cardápio digital para WhatsApp

Um restaurante que não tem um cardápio digital para WhatsApp está perdendo dinheiro.
cardápio digital para whatsapp

Um restaurante que não tem um cardápio digital para WhatsApp está perdendo dinheiro. Concorda?

Desse modo, desde o momento em que o delivery começou a crescer na pandemia, os pedidos pelo WhatsApp foram importantíssimos para a sobrevivência de muitos negócios.

Inclusive, de acordo com uma pesquisa da Statista, o WhatsApp foi a 3ª plataforma de pedidos mais popular no Brasil em 2021. Assim, 8 em cada 10 brasileiros relataram usar o aplicativo de mensagens para fazer compras.

No entanto, o modo tradicional de fazer um pedido é difícil, tanto para o cliente quanto para o atendente do restaurante.

1- Cliente diz “oi”;

2- Atendente envia o cardápio;

3- Cliente informa o que quer, a quantidade e eventualmente alguma observação;

4- Atendente anota o pedido no papel, fala o preço e pede o endereço e a forma de pagamento;

5- Cliente responde com as informações;

6- Atendente vai até a cozinha levar o pedido.

Certamente, esse processo pode levar vários minutos. Isso se o atendente e o cliente responderem rápido. Consequentemente, conforme os pedidos aumentam, o funcionário pode ficar sobrecarregado e gerar problemas como:

  • Esquecer de passar os pedidos para a cozinha;
  • Atender mal um cliente;
  • Gerar uma experiência de compra ruim;
  • Demorar para responder os clientes.

Mas você sabia que existe um modo mais fácil de receber todas as informações do pedido?

Sim, dessa maneira, o cardápio digital por WhatsApp é a solução para o seu problema de falta de agilidade no delivery.

Aliás, a KCMS desenvolveu um aplicativo de delivery gratuito. Com o Pedemais, o cliente faz o pedido e o estabelecimento recebe todas as informações diretamente no WhatsApp.

Em seguida, ao continuar a leitura, você vai descobrir como ter o melhor cardápio digital para Whatsapp e ainda otimizar ao máximo o atendimento por delivery do seu restaurante.

Veja as dicas questões que vamos responder neste artigo:

  • O que é um cardápio para WhatsApp;
  • Otimize o tempo do atendimento com o cardápio para WhatsApp;
  • Boas práticas para vender mais pelo cardápio digital para WhatsApp;
  • Conheça o Pedemais, um cardápio digital completo e gratuito.

O que é um Cardápio Digital para WhatsApp

Por sua vez, o cardápio para WhatsApp é uma ferramenta que otimiza os pedidos de delivery e retirada.

O estabelecimento cria um cardápio totalmente personalizado, de acordo com a própria estratégia de vendas. Assim, é possível cadastrar os produtos, colocar fotos, preços e descrições, além de ter um link exclusivo para divulgação. 

Desta forma, todos os pedidos são feitos pelo link exclusivo e você recebe diretamente no seu WhatsApp, facilitando a comunicação.

Como um cardápio para WhatsApp funciona na prática para o cliente:

  • Acesso pelo link do seu cardápio;
  • Escolha dos produtos que deseja e possíveis observações;
  • Finalização do pedido no carrinho de compras;
  • Forma de pagamento e endereço de entrega;
  • Envio do pedido pelo WhatsApp.

Como um cardápio para WhatsApp funciona na prática para o estabelecimento:

  • Receba todas as informações no WhatsApp;
  • Envie o pedido para a cozinha;
  • Depois de pronto, o motoboy entrega o pedido.

Otimize o tempo do atendimento com o cardápio para WhatsApp

O WhatsApp é um canal de comunicação rápido. Porém, fica difícil responder com agilidade quando o volume de mensagens é alto. 

Portanto, como receber os pedidos com eficiência e qualidade por este canal? 

Esta preocupação é válida para os gestores do food service. Contudo, é possível otimizar o atendimento com a ajuda dos recursos do WhatsApp Business.

Primeiramente, utilize a ferramenta de mensagens automáticas. Assim, você configura o WhatsApp para enviar um texto padrão ao primeiro contato de cada cliente.

Por exemplo, coloque uma saudação inicial e indique o link do seu cardápio digital. Isto é, ele poderá fazer o pedido, colocar observações, informar o endereço de entrega e a forma de pagamento. 

Desta forma, o atendente já vai receber todas as informações de uma vez e não haverá necessidade de perguntar nada ao cliente.

Além disso, é possível agilizar ainda mais o delivery, se você tiver um sistema com centralização e organização dos pedidos.

Central de Pedidos KCMS

Com a Central de Pedidos, você economiza tempo e recebe todos os pedidos do Pedemais e iFood em uma única tela, com envio direto para a cozinha e acompanhamento do status.

Boas práticas para vender mais

O seu cardápio para WhatsApp precisa prender a atenção do cliente e estimulá-lo a comprar mais. Então, dê uma atenção especial ao layout e a organização dos itens.

Assim, coloque imagens atrativas e descrições completas sobre os produtos.

Além disso, faça categorização para facilitar a navegação pelo cardápio. Isso vai simplificar o acesso do cliente e deixar o processo mais intuitivo. Por exemplo, insira grupos como “mais pedidos”, vegetarianos, bebidas, sobremesas e combos.

Em resumo, otimize o atendimento agora mesmo!

1- Utilize a ferramenta de mensagens automáticas e configure um texto padrão com o link do seu cardápio digital;

2- Conte com um sistema que centraliza e organiza os pedidos do delivery;

3- Adote boas práticas para estimular o cliente a comprar mais;

4- No fim, tudo isso vai evitar consequências, tais como: esquecer de passar os pedidos para a cozinha, demorar para responder os clientes e gerar uma experiência de compra ruim.

Quer um cardápio digital para WhatsApp completo e gratuito?

Em resumo, o Pedemais KCMS é muito simples e prático: cadastre seus produtos, compartilhe o link do seu cardápio digital e receba os pedidos diretamente no WhatsApp.

É uma ferramenta importante, uma vez que nenhum estabelecimento deve depender de um único canal de venda. Aliás, este é um aprendizado que o empreendedorismo trouxe nos mais de 20 anos de KCMS.

Portanto, utilizar o Pedemais como cardápio digital para WhatsApp traz ainda a vantagem de não ter que pagar nenhuma taxa sobre as suas vendas. O aplicativo é

gratuito e foi criado para ajudar as vendas dos empreendedores de food service.

Tudo que você precisa saber sobre o Pedemais

Com o Pedemais KCMS, você consegue vender por delivery de forma otimizada e com agilidade:

  • Não perca mais tempo com ligações e conversas longas no WhatsApp;
  • Personalize combos e categorize os produtos;
  • Livre de taxas;
  • Não precisa baixar nenhum aplicativo;
  • Opção de pagamento online pelo Picpay;
  • Pode utilizar no salão por QR Code;
  • Coloque o logo do estabelecimento, descrição, horário de funcionamento e diversas formas de pagamento.

Fale com um especialista e venda através do seu cardápio digital para WhatsApp hoje mesmo!

Além disso, a KCMS tem um sistema completo que é referência nacional para o segmento de restaurantes. 

Por isso, desenvolvemos as soluções para serem verdadeiras aliadas em todos os processos do seu restaurante, da venda à gestão.

Encontre o plano ideal para o seu negócio!

Veja alguns links que poderão ajudar você:

Blog | Universidade KCMS | Central de Ajuda

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