Dicas para otimizar a gestão: 3 ensinamentos do Prof. Falconi

Em meio à incertezas, empreendedores precisam, mais do que nunca, otimizar a gestão. Que tal aprender isso com um dos maiores especialistas?
Como otimizar a gestão do seu restaurante?

Otimizar a gestão: este é o sonho de todo empreendedor de pequeno ou médio porte, afinal os investimentos precisam ser certeiros e todos trabalhando da melhor forma possível. Para entender melhor como fazer este “milagre” acontecer dentro do seu restaurante, lanchonete ou bar, a KCMS vai trazer alguns ensinamentos de um dos maiores gurus da gestão do Brasil, o Professor Falconi.

Muito se fala em otimizar a gestão, mas o que isso realmente significa? De acordo com estudiosos da área, essa é uma das maneiras mais eficientes e inteligentes que um empreendedor tem para diminuir os custos do estabelecimento. Principalmente em momentos como o que estamos vivendo, de incertezas e possíveis crises financeiras.

Portanto, já entendemos que otimizar a gestão não é uma opção, mas sim uma obrigação dos empreendedores. Este é o ponto inicial para uma equipe também otimizada e flexível.

Vamos começar a otimizar a gestão?

Seguindo alguns dos conceitos mais disseminados do Professor Falconi, a KCMS separou 3 ensinamentos de gestão para você ficar atento ao seu estabelecimento. Portanto, vamos começar?

1. Alta rotatividade de colaboradores? Isso é o oposto de otimizar a gestão

De acordo com Falconi, quando um estabelecimento (seja um food service ou não) tem uma rotatividade de colaboradores, significa que as pessoas estão insatisfeitas ou que as condições de trabalho não são boas.

Portanto, o primeiro passo para otimizar sua equipe é oferecer condições ótimas para o trabalho das mesmas, tanto físicas (espaço) quanto emocional (reconhecimento). Aposto que ninguém quer um colaborador insatisfeito.

Superada esta questão, vamos para o segundo ensinamento!

Você já pesquisou sobre como otimizar a gestão do seu restaurante? A resposta está aqui!
Você já pesquisou sobre como otimizar a gestão do seu restaurante? A resposta está aqui!

2. Reduza custos

Em um momento como o atual, onde muitos empreendedores observam seus lucros diminuírem, é importante que fiquemos atentos aos “pequenos detalhes”, que não são tão pequenos assim.

Falconi lembra que é de extrema importância que os empreendedores revisem planos de negócios e inspecionem resultados, por exemplo. “Sempre há ajustes a fazer”, diz ele. Alguns excessos, contudo, podem roubar as chances de um percentual de lucratividade.

Veja alguns que o professor cita:

  • Use papel com mais cautela;
  • Aumente vantagens exclusivas que seu negócio possa ter;
  • Priorize a redução de desperdícios, avalie quais as áreas do negócio estão ocorrendo estes desperdícios;
  • Reavalie seus processos de produção, pode existir uma maneira mais eficiente para realizar o mesmo processo; 
  • Meça o custo-benefício dos seus fornecedores.

3. “Siga processos e o trabalho vai melhorar”

Em palestras e livros, o professor Falconi sempre destacou que a importância da padronização do método de trabalho e das informações dentro de uma empresa é primordial. É quase que obrigatório, portanto, que uma empresa tenha processos e procedimentos a seguir, isso fará com que fique mais fácil a checagem de tarefas e perceber “lacunas” e “tempo ocioso” de colaboradores, podendo incluir novas funções ou tarefas para eles.

Otimizar a gestão destas tarefas é o primeiro passo. Portanto, selecionar os processos-chave da empresa, sem os que ela não existiria. A partir daí, desenhar um fluxograma com as etapas. Isso já vai ajudar MUITO!

Dica extra da KCMS: como otimizar sua gestão em um nível superior?

Completo, intuitivo, fácil de operar, ótimo custo-benefício e com suporte: assim são os softwares da KCMS. Se você está buscando otimizar a gestão com soluções de softwares para o seu negócio, vem com a gente!

Nosso time de especialistas entrega, por exemplo, tudo que um empresário precisa para manter o food service em funcionamento com lucratividade e otimizado. Com a ajuda de uma moderna inteligência artificial, contudo, você recebe dados complexos de forma simplificada, facilitando a tomada de decisão em momentos importantes.

Clique aqui e saiba mais sobre os planos do sistema da KCMS.

Quer saber como a KCMS pode ajudar na gestão do seu negócio? Fale com um especialista!

Uma das vozes mais brilhantes do século: conheça o Professor Falconi

Nascido em Niterói, no Rio de Janeiro, Vicente Falconi é um dos mais conhecidos e prestigiados consultores em gestão. Para se ter ideia, ele já foi membro da Câmara de Gestão de Crise de Energia Elétrica e reconhecido como “Uma das 21 Vozes do Século XXI” pela American Society for Quality, por exemplo.

Em sua brilhante carreira, contudo, o Professor Falconi, como é conhecido, publicou seis livros sobre gestão empresarial que venderam, juntos, mais de um milhão de cópias.

Siga a KCMS nas redes sociais e fique por dentro de todo o nosso conteúdo: FacebookInstagram e no Youtube.

Inscreva-se em nosso blog

E saiba o que acontece no nosso mercado

Deixe seu comentário

Você tem alguma dúvida ou sugestão? Então deixe seu comentário!