Dicas para Garçons: o que mudar no atendimento por conta da pandemia?

Um garçom deve estar sempre muito bem treinado, principalmente durante a pandemia. Veja as dicas para garçons que a KCMS separou!
Dicas para garçons durante a pandemia

Durante a pandemia do coronavírus, muitas profissões mudaram e evoluíram. Esse é o caso dos garçons, que trabalham predominantemente com atendimento ao público. Portanto, nossa equipe separou algumas dicas para garçons e fazer com que os profissionais e clientes se sintam ainda mais seguros. 

Especialistas em higiene e infectologistas afirmam que há um conjunto de ações que estes profissionais devem sempre estar atentos. Muito além de um ambiente elegante, aconchegante e de um prato saboroso… O espaço e o garçom precisam, por exemplo, demonstrar higiene e respeito às normas divulgadas por órgãos sérios e competentes. 

Como fazer cardápio online gratuito? Monte o seu em 6 passos

A evolução do trabalho: veja dicas para garçons 

O garçom, contudo, é o primeiro contato que o cliente terá no restaurante, e na maioria das vezes o único. Por isso, é muito importante que sejam treinados e capacitados para atender prontamente o cliente, sempre com muita atenção às medidas de biossegurança do restaurante.

É importante que ele se antecipe aos questionamentos que o cliente possa ter referente à higienização, uso de álcool em gel, etc. Lembre-se: garçons bem treinados fidelizam muito facilmente o cliente.

O que fazer quando o cliente chega?

Muitas pessoas ficaram por mais de um ano sem ir a um restaurante e, portanto, é comum que estejam minimamente receosas e com medo, mesmo querendo, por exemplo, estarem naquele local.

O garçom deve, por exemplo, recepcionar os clientes e se possível apresentar os cuidados que o estabelecimento está tendo com a prevenção do coronavírus. É bacana informar os clientes logo na chegada os seguintes pontos:

  • Informar onde estão dispostos os displays de álcool em gel; 
  • Se a equipe estiver trabalhando de forma reduzida, informe isso ao cliente para que ele perceba que não há aglomerações;
  • Informe que o local é higienizado mais do que uma vez ao dia; 
  • Se o restaurante oferecer os propés descartáveis, mostre aos clientes como utilizar e onde ficam;
  • Explique como é feita a higienização das mesas, cadeiras, cardápios e outros itens;
  • Informe o número de clientes que o restaurante é capaz de receber e quantos por cento estão recebendo a menos; 
  • Mostre que há mesas que não serão ocupadas por conta do distanciamento social; 
  • Para a sua segurança e para a segurança do cliente, mostre como utilizar o aferidor de temperatura; 
  • Se coloque à disposição para qualquer informação adicional.

Com este checklist, temos certeza que o cliente ficará mais à vontade para consumir os pratos. Mas não para por aí. Veja outras dicas para garçons e estabelecimentos de food service que a KCMS separou!

Sistema KDS: como seu restaurante vai produzir mais em menos tempo

Investimento em treinamento para garçons

Não caia no erro de encarar despesas com treinamento de colaboradores como gastos, muito menos como algo desnecessário. Profissionais capazes e atentos às mudanças do mercado são um diferencial em qualquer empresa. Ainda mais, por exemplo, no ramo de serviços de alimentação em meio a uma pandemia.

É de extrema importância que todos os garçons e colaboradores estejam “na mesma página”, com as mesmas informações na ponta da língua. 

Segurança no trabalho durante a pandemia: veja as dicas para garçons
Segurança no trabalho durante a pandemia: veja as dicas para garçons

Boas maneiras

Os garçons são, de certa forma, a “cara” do restaurante e, por isso, precisam ser um “modelo”. Estes colaboradores precisam utilizar, por exemplo, de acordo com as normas de segurança divulgadas pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), máscaras e face shield, além de ficar a pelo menos 1,5 metros de distância do cliente. 

Como agilizar a entrega do delivery? Veja 5 dicas infalíveis

Higiene pessoal

Não é porque os clientes não estão vendo que os profissionais podem fugir das regras. Uma das dicas para garçons mais importantes é estar sempre com a higiene em dia. Com isso, por exemplo, o profissional não vai colocar em risco a sua saúde e nem a saúde de clientes e de colegas.

  • Ao chegar no trabalho, caso venha de transporte público e/ou tenha contato com outras pessoas, troque de roupa; 
  • Deixe o sapato em uma área reservada e opte, por exemplo, por ter um calçado apenas para usar dentro do restaurante ou use propés; 
  • Use álcool em gel com frequência, mesmo após tocar em cardápios, maquininhas de cartão, dinheiro ou canetas; 
  • Retire a máscara do rosto de maneira correta.

Além disso, faz parte do trabalho dos garçons que o uniforme esteja sempre impecavelmente limpo e bem passado, por exemplo. Contudo, as unhas, cabelos e barba sempre limpos e aparados. Um garçom jamais deve passar um ar de desleixo, pois será imediatamente ligado ao restaurante.

Para outros assuntos para gestão do seu restaurante, portanto, faça o download gratuito do e-book:

5 DICAS PARA OTIMIZAR A SUA GESTÃO DE RESTAURANTE

Gostou das dicas para garçons?

Agora que você já sabe como cuidar de você (ou do seu funcionário), que tal, portanto, melhorar o sistema interno do seu estabelecimento para lucrar e melhorar a gerencia?

Nosso time de especialistas entrega, por exemplo, tudo que um empresário precisa para manter o food service em funcionamento com lucratividade. Com a ajuda de uma moderna inteligência artificial, por exemplo, você recebe dados complexos de forma simplificada, facilitando a tomada de decisão em momentos importantes.

Clique aqui e saiba mais sobre os planos do sistema da KCMS.

Quer saber como a KCMS pode ajudar na gestão do seu negócio? Fale com um especialista!

Siga a KCMS nas redes sociais e fique por dentro de todo o nosso conteúdo: FacebookInstagram e no Youtube.

Inscreva-se em nosso blog

E saiba o que acontece no nosso mercado

Deixe seu comentário

Você tem alguma dúvida ou sugestão? Então deixe seu comentário!