Gestão sem estresse: descubra como visualizar os indicadores de desempenho do seu restaurante com a ajuda dos relatórios KCMS

Você sente que o estresse para gerenciar o seu negócio aumentou nos últimos meses? Descubra como a KCMS pode ajudar a evitar alguns problemas
Indicadores de desempenho para restaurantes

A instabilidade do mercado de Food Service, a mudança de comportamento dos consumidores e a maior competição entre as empresas são fatores que têm deixado os empreendedores mais estressados. Mas você sabia que a análise assertiva dos indicadores de desempenho do seu negócio podem evitar surpresas?

Nesse contexto da gestão, a forma como você organiza os processos do seu restaurante pode afetar o seu nível de estresse. Por exemplo, estabelecimentos despadronizados são sempre mais estressantes para todos que trabalham nele.

Consequentemente, processos ruins geram insatisfações dos clientes, retrabalhos e desperdício financeiro.

Por outro lado, os restaurantes que têm o pensamento de melhoria contínua e aperfeiçoamento de processos conseguem diminuir o estresse com retrabalho, surpresas negativas, metas não batidas, insatisfação dos clientes, entre outros problemas.

Desta forma, certamente, a visualização e a análise dos indicadores de desempenho vão te ajudar a encontrar os problemas antecipadamente e corrigi-los prontamente.

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O que são indicadores de desempenho

Os indicadores de desempenho são métricas que a gestão do restaurante deve analisar para entender o sucesso do negócio.

Eles ajudam a detectar os principais erros para que você possa corrigi-los. Sem essa análise, demoraria mais tempo para identificar e resolver os problemas. 

Dessa maneira, as suas ações para alcançar as metas do negócio ficam pautadas em dados concretos que definem a realidade da empresa.

Sobretudo no setor de alimentação fora do lar, é importante analisar os indicadores de vendas, da cozinha e de produtividade. De certa forma, um se conecta com o outro, já que todos convergem para o mesmo fim: medir o sucesso da empresa. 

Porém, cada estabelecimento estabelece as próprias metas dentro da sua realidade. Por isso, o gestor deve desenvolver a habilidade analítica para entender o que os números revelam.

Como ter acesso a indicadores de desempenho

Primeiramente, você precisa organizar a gestão do seu restaurante. Por exemplo, um sistema de gestão facilita esse processo, porque ele oferece ferramentas práticas para controlar as vendas, o estoque, o fluxo de caixa, a produção da cozinha, entre outros setores.

Dentre os principais indicadores de desempenho que você precisa ficar de olho no seu restaurante estão:

Indicadores de vendas:

Sem dúvida, entender as vendas do seu restaurante é a parte mais importante quando falamos em lucratividade. Aliás, é impossível administrar um negócio se não tiver essas informações básicas.

  • Ticket médio por período e por comanda/mesa;
  • Faturamento total por período;
  • Quantidade de vendas por período;
  • Comparação percentual de faturamento por períodos;
  • Lucro bruto.

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Assim, você consegue visualizar a realidade das vendas para criar combos e promoções que ajudem a bater as metas financeiras.

Indicadores da cozinha:

Visto que a cozinha é o setor de maior destaque de um restaurante, você precisa ficar atento na produtividade e na eficiência desse setor. Isto é, acompanhar indicadores como:

  • Pratos mais pedidos;
  • Pratos menos pedidos;
  • Movimentação do estoque;
  • Qual o tempo médio de preparação de cada prato;
  • Desperdício de alimento por dia.

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Indicadores de desempenho da cozinha

Indicadores de atendimento:

Todo negócio que preza pela fidelização dos clientes precisa entender como está a satisfação dos mesmos. Afinal, são eles que compram e fazem com que o seu negócio cresça. Por isso, acompanhe:

  • Comentários de satisfação do cliente sobre o pedido e o estabelecimento;
  • Tempo de consumação por mesa;
  • Horas de trabalho da equipe;
  • Tempo que os clientes esperam, desde o pedido até a entrega.

Facilite a avaliação do seu restaurante e dos pedidos de delivery

Além disso, nesse sentido de recursos humanos, é importante avaliar a rotatividade de contratação, que normalmente é maior em negócios de alimentação. Isso porque, quanto maior a rotatividade, menor será a qualidade do atendimento ao cliente.

Indicadores de desempenho de atendimento

Como fazer a análise dos indicadores de desempenho

Assim sendo, você precisa estabelecer a maneira como vai fazer o acompanhamento dos indicadores de desempenho do seu restaurante. Como resultado, o gestor consegue entender os caminhos para alcançar suas metas.

A menos que você tenha tempo para fazer infinitos cálculos e anotações diárias, uma forma mais prática de coletar dados é por meio de um sistema de gestão.

A solução KCMS integra todos os setores do seu restaurante e gera relatórios intuitivos e fáceis de serem interpretados. Além disso, há ferramentas que ajudam na gestão e na operação do negócio:

  • Comanda eletrônica;
  • PDV/POS;
  • Cardápio digital;
  • Monitor KDS;
  • Aplicativo de delivery sem taxas;
  • Integração com iFood;
  • Controle de estoque;
  • Centralização de pedidos do delivery;
  • E muito mais!

Comece agora a utilizar os indicadores de desempenho para melhorar a gestão do seu restaurante, com ajuda do sistema KCMS. Clique no banner para falar com um consultor!

Veja alguns links que poderão ajudar você:

Blog | Universidade KCMS | Central de Ajuda

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