Como investir em ferramentas de planejamento na sua empresa?

Toda empresa nasce a partir de um propósito, correto? Não importa se foi a necessidade de pagar as contas ou uma grande ideia que inspirou o empreendedor, todo empreendimento tem um motivo. Ter clareza desse motivo é o passo mais importante para o sucesso de um negócio, e ferramentas de planejamento podem contribuir muito com isso.

Levantar-se da cama e seguir uma jornada diária, resolvendo os problemas que aparecem no caminho, tende apenas a sustentar essa rotina. Há certa energia sendo consumida e, a menos que seja gerenciada cuidadosamente, qualquer transformação é efeito externo — como contas a pagar.

Neste artigo, você vai descobrir como um planejamento estratégico garante controle sobre os contextos de um negócio, liberando a força de trabalho que pode elevar a empresa para o próximo nível. Quer saber mais? Então acompanhe a leitura!

Qual é a importância do planejamento estratégico?

Toda faxina começa com uma casa suja. Você pode até iniciar a limpeza de baixo para cima, mas quando descobrir que limpar o teto costuma sujar o chão novamente, certamente, vai inverter o processo em uma próxima vez.

Descobrir o melhor caminho para chegar a um resultado sempre custa um pouco de energia (ou dinheiro). A pergunta é: quanto está disposto a investir para alcançar o sucesso mais depressa? Se sua resposta for “o mínimo possível”, veja o que um planejamento estratégico pode oferecer para o seu negócio:

O que são ferramentas de planejamento?

Essas vantagens são o resultado da clareza dos processos e objetivos, o que torna as ações da empresa mais efetivas e menos onerosas. Por isso, é importante saber que, se não houver o devido investimento em planejamento, as coisas vão seguir mais ou menos pelo mesmo caminho conhecido — e o faturamento também!

As ferramentas de planejamento têm a função de facilitar a construção de um modelo de orientação do negócio. Com elas, é possível determinar metas claras, direcionar as ações dos colaboradores e avaliar os resultados, a fim de realizar ajustes no modelo sempre que necessário. Confira agora as ferramentas de gestão mais conhecidas.

Missão, visão e valores (MVV)

Entre as ferramentas de planejamento, essa é que melhor caracteriza a personalidade de um empreendimento, contribuindo para uma cultura empresarial que une todos os colaboradores no mesmo ideal. Para isso, elabore frases curtas que descrevam com objetividade:

  • a Missão — o papel da empresa na sociedade;
  • a Visão — perspectiva futura da empresa (como ela será em 10 anos, por exemplo?);
  • os Valores — os atributos inegociáveis da empresa, que devem estar presentes em cada colaborador.

Matriz SWOT

A Matriz SWOT é uma ferramenta excelente para caracterizar a organização no mercado e descobrir seu potencial de atividade. Com ela, você conseguirá definir com clareza:

  • os pontos fortes da empresa (Strengths);
  • os pontos fracos (Weaknesses);
  • as oportunidades (Opportunities);
  • e as ameaças que podem afetar o seu negócio (Threats).

Softwares de gestão

Talvez, nenhuma das ferramentas de planejamento sejam tão eficientes quanto um software de gestão. Na era dos robôs inteligentes, ter um recurso para automatizar todas as atividades do empreendimento, com medições em tempo real, pode ser o fator decisivo para as tomadas de decisão que vão revolucionar os resultados da sua empresa.

Isso não significa que as outras ferramentas de gestão sejam dispensáveis ou pouco importantes. Significa apenas que um software de gestão é capaz de fazer o que nenhum ser humano faz: complementar as outras ferramentas com medidas precisas de todos os processos do negócio, das horas trabalhadas por um funcionário ao valor do faturamento — em centavos! — num determinado período.

Isso garante a segurança de cálculos exatos, evita retrabalho e libera energia para a implementação de novas estratégias. Assim, você pode ver o rumo que sua companhia está tomando e agir rápido, a fim de alcançar o resultado que desejar, na hora que desejar.

Ficou clara a importância das ferramentas de planejamento para o seu negócio? Quer ver o que um software de gestão pode fazer pela sua empresa? Então, entre em contato conosco e solicite uma demonstração agora mesmo!

Detalhes de um software de gestão

como-informatizar-o-seu-restaurante