Incentive sua equipe a ter sentimento de dono e amplie resultados!

Você sabe o que é ownership ou “sentimento de dono”? Essa é uma característica cada vez mais buscada pelas empresas na hora de contratar um profissional. Mas você pode agir para criar um ambiente para que os seus colaboradores desenvolvam essa habilidade comportamental.

Assim, garanta a satisfação dos seus colaboradores e clientes, aumentando os resultados da sua empresa. Quer saber como fazer isso? Então, confira, a seguir, o que é ownership e como estimulá-lo em sua equipe, além de descobrir as vantagens disso. Vamos lá!

O que é ownership e qual sua importância?

O conceito ownership também é conhecimento como “sentimento de dono” ou “atitude de dono”. Ele se refere aos colaboradores que têm um sentimento de propriedade sobre a empresa da qual fazem parte, independentemente do seu nível hierárquico.

Com isso, almejam ver a empresa prosperar e empenham-se no seu crescimento. Geralmente, os ownerships são proativos, orientados para resultados, fiéis à marca, bons comunicadores, ouvintes e responsivos.

Para eles, o seu próprio sucesso está relacionado com o sucesso do negócio. Assim, muitas empresas têm percebido que investir no engajamento dos colaboradores faz com que crescam constantemente e tornem-se competitivas.

Como fazer o colaborador vestir a camisa da empresa?

Faça contratações assertivas

O primeiro passo para criar uma equipe com ownership é selecionar as pessoas certas. Ou seja, aquelas que tenham o perfil favorável para assumir a posição de donos do negócio. Portanto, não analise apenas experiência acadêmica e profissional. Também leve em consideração as características pessoais, as atitudes e os valores.

Tenha uma comunicação eficiente

Para implementar uma cultura baseada no ownership, a comunicação é a chave do sucesso. É quase impossível um colaborador se envolver em uma empresa que não compartilha seus objetivos. Portanto, incentive os líderes a compartilharem informações e crie canais de comunicação.

Invista na política de feedbacks e recompensas

Sempre peça e ofereça feedbacks, pois os colaboradores precisam obter informações sobre a execução de suas tarefas. Bem como saber sobre o seu desempenho, se estão fazendo corretamente ou se precisam melhorar algo. Seria interessante recompensá-los pelos seus resultados.

Quais são as principais vantagens do ownership?

Aumento das vendas

Se os colaboradores estiverem mais motivados e engajados, tendem a desempenhar melhor suas funções. Por exemplo, os profissionais de marketing podem criar campanhas mais eficientes para atrair mais pessoas para o seu restaurante. Ou, até mesmo, o garçom pode persuadir o cliente a consumir mais.

Estímulo à inovação

Quando os colaboradores têm autonomia e liberdade de se expressarem, podem contribuir com novas ideias que auxiliam para o crescimento da empresa. Desse modo, estarão empenhados em buscar soluções que melhorem os procedimentos.

Melhoria na experiência dos clientes

Os colaboradores com sentimento de dono tendem a escutar melhor os clientes e sempre estão preocupados em atendê-los da melhor forma. Imagina como isso afeta a experiência deles? Eles se tornam clientes fiéis à sua marca.

Agora que você sabe o que é ownership e como estimulá-lo, está pronto para desenvolver o perfil de dono em sua equipe? Afinal, ter colaboradores que se sentem valorizados e conectados com o seu trabalho é essencial para o bom desempenho da empresa.

Aumente suas vendas melhorando seu atendimento

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