Quais as funcionalidades que o software de PDV precisa ter?

A escolha do software de PDV ideal para sua empresa precisa se basear em dois fatores: as necessidades de seu negócio e as funcionalidades que o software oferece. A implementação de um PDV aumentará a produtividade de seu time, proporcionando mais agilidade no atendimento ao cliente e otimizando as vendas. Além disso, com as informações disponibilizadas na ferramenta, o empresário poderá tomar decisões com mais segurança.

É preciso escolher o software que mais se adeque a seu empreendimento. Para ajudá-lo, levantamos as principais funcionalidades que essa importante ferramenta precisa ter. Confira a seguir!

1. Integração a outros setores da empresa

Uma das principais funcionalidades do PDV é a possibilidade de gerar informação a todos os departamentos da empresa como: vendas, financeiro, estatísticas e muito mais. Dessa forma, os processos de seu negócio serão otimizados, uma vez que haverá o devido compartilhamento das informações com outros setores, agilizando a emissão de cupons e notas fiscais, ajudando no controle de estoque, finanças e melhorando o atendimento ao cliente.

2. Emissão de notas e cupons fiscais

A automação da emissão ágil de notas e cupons fiscais é uma das soluções que todo software de PDV precisa apresentar. Isso agilizará o atendimento ao cliente, que passará menos tempo na fila e, como consequência, terá uma melhor experiência de compra.

A emissão das notas e cupons deverá atender às leis fiscais de cada estado, e, por isso, o PDV precisa estar homologado com ECF (emissor de cupom fiscal), NFC-e (nota fiscal de consumidor eletrônica) e SAT-CF-e (software de autenticação e transmissão de cupons fiscais eletrônicos).

3. Ser fácil de ser utilizado

O programa precisa ser intuitivo e simples de ser operado, pois de nada adianta adquirir um software complexo e cheio de funcionalidades, se os responsáveis por sua operação não dominarem a ferramenta por ser “complicada demais”.

Além disso, pela alta rotatividade de funcionários nesse segmento, uma interface mais simples para a utilização do PDV poupará o tempo que seria gasto em longos treinamentos, reduzindo a curva de aprendizado.

4. Ajuda no controle de estoque

O controle de estoque é essencial para a saúde de qualquer empresa do varejo, e é essencial que seu software de PDV ofereça o controle sobre saída de todos os produtos, impedindo que este sejam vendidos sem o devido registro, pois caso isso ocorrer a informação do estoque não será correta.

Essa praticidade permite que erros sejam evitados, tais quais divergências entre o estoque físico e o que esteja registrado no software.

5. Possuir um suporte ágil e eficaz

Por melhor que o software se apresente, com diversas funcionalidades e atendendo todas as necessidades da empresa, será necessário ter um suporte eficaz para tirar dúvidas que surjam ou resolver possíveis problemas. Para evitar que o seu estabelecimento fique sem a utilização do sistema PDV por qualquer motivo, a equipe por trás do suporte do software precisa ser ágil, oferecendo soluções rápidas a seus clientes.

Verifique como é o suporte da empresa e como a assistência é prestada. Essa informação é essencial na escolha do programa ideal para sua empresa.

Um bom software de PDV deverá possuir essas funcionalidades para ser implementado de forma eficaz em seu negócio. A utilização da ferramenta será capaz de aumentar a produtividade e otimizar toda a gestão de sua empresa, trazendo uma série de benefícios que virão em forma de resultados.

Nós da KCMS estamos desde 1998 desenvolvendo soluções de gestão para o varejo, quer potencializar os resultados de sua empresa? Converse com a gente e conheça as vantagens e benefícios de nosso software de PDV!

Comentários

comentários

Gerente de restaurante