Você sabe o que é ou já pensou em investir no marketing digital para pizzaria? O conceito se trata de um conjunto de ações que ajudam a divulgar e destacar o seu negócio na internet.
Entre os principais objetivos desse tipo de marketing, podemos ressaltar a fidelização de clientes e a atração de novos, o aumento do alcance da sua marca e a construção de uma imagem mais positiva.
Uma de suas grandes vantagens é que colocar essas estratégias em prática não exige nenhum grande conhecimento do universo virtual, mas traz um ótimo retorno. Afinal, hoje em dia, o mundo digital e o real estão bastante conectados: seus clientes, certamente, estão lá na internet, abertos a comunicações que sejam relevantes e dispostos a interagirem.
Veja, então, como aplicar essas ações de marketing digital a partir de agora!
Pesquise o seu público-alvo
O primeiro passo para conversar com o seu público é encontrá-lo, não é mesmo? Por isso, trace um perfil dos clientes que já tem e também daqueles que pretende alcançar, a fim de identificar onde eles estão nesse vasto universo virtual. O Facebook e o Instagram, atualmente, estão entre os mais populares.
As próprias plataformas (como o Facebook) ajudam a segmentar seus anúncios de acordo com os usuários que quer atingir, a partir de dados como localização geográfica, sexo, idade etc.
Monte uma persona
No marketing digital, o termo persona é bastante utilizado e diz respeito a um personagem fictício que é criado para especificar, ainda mais, o perfil do seu consumidor. As personas são ferramentas para segmentar o seu mercado, ajudando sua empresa a trilhar um caminho mais seguro (e mais econômico) até elas.
Por exemplo: sua persona se chama Marina, tem 28 anos, é casada e sem filhos, trabalha em uma empresa de moda e tem uma renda média mensal de R$ 4.000,00. A partir desses dados, fica mais fácil perceber quais são os interesses dela na internet e quanto ela está disposta a gastar no seu estabelecimento, certo?
Lembre-se de que essa persona é definida a partir dos perfis dos seus clientes reais.
Crie suas redes sociais (e cuide delas)
Hoje em dia, estar nas redes sociais é essencial para se aproximar dos seus consumidores. Mas não basta apenas criar a sua página — é preciso nutri-la periodicamente com informações relevantes para os usuários, promoções, ações que a empresa está fazendo etc.
Baseado na sua persona, perceba que tipo de conteúdo os usuários querem ver no Facebook e no Instagram da sua pizzaria, por exemplo, e divulgue isso com uma periodicidade interessante — nem muito, nem pouco.
Para saber a quantidade ideal, vale a pena ir fazendo testes e percebendo a resposta das pessoas: se elas interagem, se ignoram, em qual horário do dia estão mais abertas à comunicação etc.
Aposte em blogs
Criar um blog e postar nele assuntos interessantes referentes ao seu tipo de negócio vai transformar sua marca em uma autoridade no assunto, ou seja, você vai ser visto como alguém que é especialista na sua área e sabe o que faz.
Bons conteúdos para uma pizzaria, por exemplo, podem ser receitas, histórias e curiosidades sobre o universo pizzaiolo, harmonização com vinhos, enfim, tudo o que a Marina, sua persona, possa achar interessante em relação à sua empresa.
Conte com a parceria certa
À primeira vista, o universo digital pode parecer bastante desafiador, não é mesmo? A boa notícia é que existem empresas especializadas que podem ajudá-lo, oferecendo softwares e outras soluções tão interessantes quanto inovadoras.
A KCMS tem sistemas para automatizar o seu negócio. Somando essas soluções a um marketing digital para pizzaria bem estruturado, sua empresa estará pronta para dar vários passos à frente da concorrência, direto para a preferência dos consumidores.
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