Uber Eats ou Ifood: Descubra a melhor opção para o seu negócio

Qual é o melhor para o seu restaurante, Uber Eats ou iFood? Veja um comparativo entre as duas alternativas e saiba como funcionam. Acompanhe!
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O iFood já é um aplicativo extremamente famoso no Brasil, quando o assunto é delivery. Entre 2020 e 2021, o aplicativo expandiu suas parcerias em cerca de 418%, segundo uma matéria na Veja. 

Agora, quando falamos em Uber Eats, trata-se de um aplicativo mais recente e que apresenta algumas vantagens competitivas em relação ao iFood. Aliás, ele vem ganhando muito espaço no mercado brasileiro também.

Mas, afinal, na prática, qual o melhor sistema de delivery para meu restaurante, Uber Eats ou iFood? Trouxemos um comparativo entre as duas alternativas para você entender as diferenças entre elas! Acompanhe.

Uber Eats

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Desenvolvida pela empresa que oferece transporte em carros particulares, a Uber é uma organização americana extremamente popular ao redor do mundo.

A versão Uber Eats serve para que as pessoas realizem pedidos e recebam alimentos e bebidas diretamente de casa. 

Geralmente, as entregas são feitas por diversos veículos, como carros, motocicletas ou mesmo bicicletas. Os entregadores cadastrados ficam responsáveis por encaminhar os pedidos de restaurantes parceiros até a casa dos clientes.

Principais vantagens do Uber Eats

A boa notícia, tanto para restaurantes quanto para clientes, é que quem já possui cadastro no aplicativo não precisa informar dados novamente para acessar o Uber Eats.

Na verdade, muitas vezes pode ser necessário complementar as informações para cadastrar-se na plataforma. Ainda assim, isso representa muita praticidade, já que existem muitos usuários da Uber no Brasil.

Outras vantagens dessa aplicação são: rápida entrega, rastreamento de pedidos em tempo real e a diminuição de custos com entregadores. 

Isso porque o seu restaurante não precisa contratar um profissional, e economiza com os que estão cadastrados no App.

Confira também: Já conhece as vantagens e desvantagens do Uber Eats para seu restaurante?

Ifood

IFOOD delivery restaurantes

Já o iFood é uma aplicação brasileira de delivery que já está bem consolidada no mercado, especialmente após a pandemia. 

O aplicativo mostra os restaurantes mais próximos do cliente, conforme o CEP inserido no cadastro. 

Quando falamos em parceiros, o sistema já possui cerca de 200.000 registrados, e com um crescimento ainda acentuado no país.

Principais vantagens do Ifood

Quando o assunto é serviço de delivery, não podemos deixar de mencionar a agilidade que o iFood também proporciona nas entregas.

O estabelecimento pode tanto optar por ter seus próprios entregadores, quanto contratar entregadores próprios do aplicativo. 

Com o grande número de usuários, também é comum que o restaurante expanda sua cartela de clientes com a divulgação. Se o serviço oferecido for de qualidade, é possível ter um bom crescimento a partir da plataforma. 

Por fim, o aplicativo é extremamente intuitivo e permite uma rápida incorporação ao restaurante. Em poucos minutos, é possível ter o cadastro aprovado e passar a atender clientes via iFood!

Saiba mais: Como funciona o iFood? Saiba as vantagens e desvantagens

Diferença entre Ifood e Uber Eats

Seja iFood ou Uber Eats, vale ressaltar que os dois aplicativos de delivery possuem peculiaridades que os diferenciam para o restaurante.

Antes de mais nada, nas formas de pagamento. O iFood já aceita algumas versões de vale refeição, como Sodexo, Alelo e VR. Já o Uber Eats aceita ticket restaurante e as demais formas de pagamento em débito, crédito, vale refeição e dinheiro. 

No caso, a opção de pagamentos por QR Code só está disponível no iFood, para compras online.

Outro ponto interessante é que existem planos de fidelidade muito acessíveis no Uber Eats. A plataforma tem a opção Uber Rewards gratuita para parceiros, onde os clientes podem acumular pontos e trocar por frete grátis ou viagens na Uber.

Por sua vez, o iFood oferece a opção de realizar doações, onde os clientes podem contribuir financeiramente. O valor é destinado à famílias carentes, sendo convertido em cestas básicas.

No momento da parceria com a plataforma, o aplicativo da Uber se sobressai por oferecer um kit de boas vindas — mediante a taxa de adesão. 

O restaurante recebe equipamentos para ajudar no controle de vendas e conta com suporte sempre que precisar.

Confira também: Controle de caixa: Importância, como fazer e vantagens

Custo das plataformas

Enquanto o iFood apresenta condições claras de taxas e planos, o Uber Eats não costuma divulgar seus valores. 

Geralmente, no App da Uber eles variam conforme a empresa cadastrada, mas a taxa de ativação é de R$350,00. Nessa opção também existem as taxas de serviço em cada pedido, mas que variam conforme a solicitação feita.

Quanto aos planos da plataforma vermelhinha, a empresa pode optar por terceirizar sua entrega ou não. Os custos também podem variar conforme o faturamento pelo app:

  • Plano básico: taxa de 12% por pedido + taxas de transação + mensalidade de R$100,00 quando as vendas ultrapassam R$1.800,00;
  • Plano de entrega: taxa de até 23% por pedido + taxa de transação. 

Na segunda modalidade, pode haver alteração na taxa sobre o pedido conforme a localização do cliente, já que a própria plataforma realiza as entregas.

Como escolher o ideal para o meu negócio?

Para escolher entre Uber Eats ou iFood, vale avaliar qual o objetivo de sua empresa nas plataformas. A exemplo, se você deseja atingir novos clientes, o ideal é aproveitar o público do segundo.

Já se o intuito é desenvolver um relacionamento mais duradouro, os planos de fidelidade da empresa de transporte podem ser atrativos. Vale pesar as vantagens de cada uma das alternativas para decidir!

E, eu posso utilizar os dois?

O ideal é concentrar esforços em uma plataforma para não se perder em meio a tantos pedidos para acompanhar. Por outro lado, você pode testar os dois aplicativos e decidir qual a opção mais vantajosa ao seu negócio.

Por outro lado, nada adianta decidir corretamente o aplicativo de delivery se existem falhas nos processos de entrega do seu restaurante. Vale investir também em tecnologias que melhorem seu controle e permitam a melhoria dos seus serviços!

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Conclusão

Seja em Uber Eats ou iFood, o investimento em sistemas de delivery podem ser um excelente ponto de partida para aumentar as vendas no restaurante.

Embora as duas plataformas sejam extremamente famosas, é importante avaliar por si mesmo as vantagens e desvantagens de cada uma. Na prática, cada negócio pode funcionar melhor com intermediários diferentes.

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