Valet Park: devo implementar esse serviço no meu restaurante?

A dificuldade para estacionar em lugares movimentados faz com que muitas pessoas pensem 2 vezes antes de escolher o restaurante onde vão jantar. Mas saiba que, se seu estabelecimento identificou esse problema, ele pode contar com o serviço de valet park.

Quer saber mais sobre o tema? Então continue lendo este post e confira os cuidados necessários para implementar esse serviço no seu restaurante e cativar ainda mais seus clientes.

O que é o serviço de valet park e como ele funciona?

Chamamos de valet o serviço de manobrista, que é tradicionalmente oferecido em restaurantes, shoppings, aeroportos, entre outros estabelecimentos.

Explicando de forma sucinta, o valet park possui uma operação simples, embora ágil. Os manobristas ficam no local mais próximo da entrada do estabelecimento, geralmente sob um toldo ou próximo a um indicador do serviço.

Então, o cliente que deseja contratar o serviço entrega suas chaves ao manobrista que estiver disponível e recebe um comprovante. Esse documento deve ser entregue no momento da saída, para que o condutor possa receber o veículo de volta.

Os serviços de valet costumam cobrar uma taxa fixa, que é adicionada à taxa do estacionamento, se houver. O serviço do valet pode ser pago no momento da retirada do veículo ou, em alguns restaurantes, dentro do estabelecimento, com a conta.

Quais são as vantagens de oferecer o valet park?

A principal vantagem de dispor de um serviço de valet park em seu restaurante, obviamente, é oferecer ainda mais conforto e segurança aos seus clientes. Lembre-se de que, em regiões com escassez de vagas, a presença de um serviço de manobrista pode ser decisiva na escolha pela sua casa.

Além disso, o serviço de valet oferece a oportunidade de prestar um atendimento de qualidade antes mesmo que o cliente entre no restaurante. Para isso, os profissionais precisam receber treinamento adequado, a fim de realizarem um atendimento que seja ao mesmo tempo gentil e extremamente ágil.

Quais são os cuidados necessários para oferecer o serviço?

Como tudo o que envolve a guarda de propriedades de terceiros, existem alguns cuidados que devem ser observados ao oferecer o serviço de manobrista. Isso porque, segundo entendimento do STJ, quaisquer danos ou sinistros causados ao veículo durante sua guarda são de responsabilidade da empresa prestadora.

Além de zelar pelo veículo de seu cliente, a legislação também orienta o seguinte:

  • informar ao cliente o valor do serviço, o endereço do estacionamento e o valor do seguro;
  • não estacionar o veículo em vias públicas;
  • entregar ao cliente um recibo indicando o recebimento e a devolução do veículo, no qual constem o nome da empresa com CNPJ, dia e horário do recebimento e da entrega do veículo, a placa do veículo e o local do estacionamento.

Como podemos ver, embora o serviço de valet seja aparentemente simples, é preciso estar atento às exigências que rege a lei.

E você, costuma usar o serviço de valet park quando vai aos seus restaurantes favoritos? Como foi sua experiência ao contratar um valet? Em que pontos você acredita que o serviço pode melhorar? Compartilhe sua experiência!

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