Veja as vantagens e desvantagens do Uber Eats para seu restaurante

A tecnologia tem facilitado a vida dos consumidores ao proporcionar mais agilidade e comodidade nos serviços prestados pelas empresas. Exemplo disso são os aplicativos de comida delivery, como o Uber Eats.

Os aplicativos de entrega de comida têm conquistado o público, que cresce diariamente. Mas será que vale a pena para os restaurantes investir nesse tipo de serviço?

A seguir, saiba mais sobre essa novidade da Uber. Também descubra quais são as vantagens e desvantagens do app para o seu negócio. Acompanhe!

O que é e como funciona o Uber Eats?

Você já ouviu falar em Uber, certo? É uma empresa que oferece transporte a preços acessíveis e com mais conforto, utilizando um app que localiza o motorista mais próximo do cliente. Além de inovar ao tornar-se a maior empresa de transporte sem veículos próprios,  também lançou um serviço de entrega de comida, o Uber Eats.

O Uber Eats é um aplicativo para pedir refeições no conforto do seu lar. Para o usuário, basta baixar o app gratuitamente. Ele está disponível para Android e iOS. Se você já tem seus dados na Uber, não precisa preenchê-los novamente. Eles são adicionados automaticamente, pois os apps estão integrados.

O funcionamento é bem simples e parecido com o da Uber. Assim, basta baixar o aplicativo e verificar se o serviço está disponível na sua cidade utilizando o CEP de sua região ou o seu endereço. Se estiver disponível, veja as opções de restaurantes e escolha seu prato.

Você pode acrescentar observações ou solicitar a retirada de ingredientes e, até mesmo, agendar a entrega, que é um dos grandes diferenciais. Após realizar o pedido, verifique o valor e efetue o pagamento pelo próprio app. Depois é só acompanhar a entrega do seu pedido. Como funciona para os restaurantes?

Para os restaurantes, o primeiro passo é o preenchimento de um formulário, no qual o proprietário deve informar cidade, nome do restaurante, endereço do estabelecimento, informações pessoais, tipo de culinária, estimativa de pedidos semanais e se faz entregas.

Depois de aprovado e ter seu restaurante incluído no app, você paga as tarifas fixas de acordo com a cidade. Caso seja feito um pedido em horários e regiões de alta demanda, será cobrada uma taxa extra, que será paga pelo próprio usuário.

A entrega do pedido deve ser feita em até 30 minutos, em média. Para garantir que isso seja possível, o aplicativo tem um algoritmo que localiza o motorista da Uber mais próximo do restaurante quando o prato estiver quase pronto, avisando-o para que vá buscar o pedido.

Qualquer estabelecimento, inclusive quem está no iFood, pode fazer parte desse aplicativo para aproveitar as vantagens no seu negócio.

GUIA COMPLETO DO DELIVERY - POST IFOOD

Quais as vantagens de utilizar esse aplicativo?

Rastreamento em tempo real

São várias as vantagens do Uber Eats e uma delas é a possibilidade de acompanhar as entregas em tempo real, desde o momento em que o pedido sai do restaurante e chega até a casa do cliente. Dessa forma, o cliente sabe exatamente quando o pedido chegará.

Também é possível conferir os dados de quem fará a entrega e, com isso, o cliente se sentirá mais seguro. Isso faz com que a experiência do cliente seja melhor, tanto com relação ao serviço da Uber quanto aos restaurantes parceiros. Esse é um dos principais diferenciais em relação à concorrência que não tem essa tecnologia.

Diminuição de custos com entrega

Se você deseja implementar o serviço de entregas em seu restaurante, mas não tem condições financeiras para contratar a sua própria frota de entregadores, essa é uma boa opção para o seu estabelecimento.

Com a terceirização do serviço os seus custos são menores, uma vez que não precisará adquirir veículos, ter gastos com manutenção e combustível, contratar uma equipe de entregadores. Sem contar que a probabilidade dos pedidos não entregues é baixa já que é a única empresa que tem muitos parceiros.

Maior agilidade do serviço

Outra vantagem do Uber Eats é a agilidade do serviço, já que a empresa se propõe a entregar o pedido em até 30 minutos, como a concorrente SpoonRocket. Mas o bom atendimento da Uber é mais garantido, já que o app utiliza os algoritmos para encontrar o entregador mais perto do estabelecimento.

Porém, os pratos disponíveis no app também devem ter preparos rápidos. Para garantir que isso seja possível, a Uber presta uma consultoria para auxiliar os restaurantes na montagem do cardápio. Outro fator que ajuda na agilidade é que a entrega dos pedidos será feita prioritariamente pelos motoqueiros parceiros.

Apenas quando eles não estiverem próximos aos restaurantes é que serão solicitados os motoristas de carros Uber. Soma-se a isso a facilidade de o cliente poder encontrar os restaurantes próximos, o que não é possível no Mobo, por exemplo.

Quais são as desvantagens do aplicativo?

Como em qualquer tomada de decisão, também é preciso avaliar as desvantagens dos serviços de delivery oferecidos no mercado. Confira quais são elas!

Pagamento de taxas

O Uber Eats cobra uma taxa que pode variar em média até 30% por pedido. Dessa forma, contratar esse tipo de serviço de entrega pode parecer pouco lucrativo. Mas é preciso levar em consideração o custo e a preocupação com a logística de entrega.

Já para os usuários, a taxa de entrega é em média de R$7,00 para todos os pedidos, sem levar em consideração a taxa extra cobrada durante a alta demanda de pedido.

Isso pode ser vantajoso ou não para o cliente, pois no iFood esse valor é variável. Em alguns casos, a entrega pode ser gratuita ou custar mais do que o valor do pedido. No entanto, o iFood oferece mais opções de pagamento do que o Uber Eats.

Impossibilidade de personalização

Outra desvantagem é a impossibilidade de personalização do aplicativo de acordo com a identidade visual ou inclusão de elementos que fazem alusão ao seu negócio, como bandeiras para representar o tipo de gastronomia do seu estabelecimento.

Isso faz com que o seu restaurante não se destaque entre a concorrência, fazendo com que não haja oportunidades para atrair novos clientes, pois eles geralmente tendem a comprar nos mesmos lugares e, se você não é visto, dificilmente ele comprará de você.

Ampla concorrência

Não podemos nos esquecer de que o aplicativo é uma vitrine para diversos restaurantes. Com isso, a concorrência pode dificultar as vendas do seu negócio. Para enfrentar esse desafio, é preciso investir em publicidade, focar na qualidade das fotos ou reduzir os preços.

Como ainda é nova no mercado, as opções de restaurantes são restritas. Por isso, não oferecem tantas opções como o iFood. Por isso, na hora de pensar em escolher um aplicativo de delivery, tudo deve ser analisado. Mas existe uma opção que elimina esse problema: ter o próprio aplicativo.

Desse modo, você deixa de pagar altas taxas e tem um aplicativo exclusivo, que pode ser personalizado para atender melhor os seus clientes. Além do mais, pode aproveitar para investir no marketing do restaurante ao enviar mensagens promocionais e oferecer descontos.

Não faltam opções no mercado para oferecer um serviço de entrega. Pode ser por meio do Uber Eats ou aplicativo próprio. Portanto, basta escolher a opção mais viável para o seu negócio.

AUTOMAÇÃO COMERCIAL

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