Skip to content

Curva ABC, saiba como utilizar em seu negócio!

Por Kerler
Publicado em 11 de dezembro de 2019
Modificado em 11 de novembro de 2019

Você já conhece a curva ABC ou 80-20? Ela é uma ferramenta gerencial muito utilizada pelos gestores para classificar e agrupar os diferentes itens de acordo com sua importância para o desempenho de um negócio. É um método bastante empregado na gestão de estoque para sanar os problemas desse setor.

Também tem sido aplicado na gestão de vendas e marketing para identificar os clientes mais rentáveis para o seu restaurante. Mas como ela funciona? Qual a sua importância? Quer descobrir? Então, confira o post de hoje. Nele, você vai ver como a curva ABC pode ajudar na gestão do seu negócio. Acompanhe!

O que é e qual a importância da curva ABC?

A Curva ABC, baseada na teoria econômica de Pareto, é uma ferramenta de classificação de informações que separa os itens de maior relevância. Ela os divide em três grupos, representados pelas letras, de acordo com o valor de demanda ou valor de consumo. Mas, afinal, o que são essas letras, iremos ver no exemplo abaixo?

  • categoria A: 20% dos produtos ou clientes de maior importância que correspondem a 80% do faturamento;
  • categoria B: 30% dos produtos ou clientes de média importância que correspondem a 15% do faturamento;
  • categoria C: 50% dos produtos ou clientes de menor importância que correspondem a 5% do faturamento.

Existem inúmeras possibilidades que vão além da gestão de estoque e carteira de clientes, você também pode aplicar a curva ABC para identificar os processos e atividades mais relevantes para o negócio ou o percentual de participação de cada prato nas vendas.

Quando a curva ABC é aplicada no seu restaurante, você consegue dedicar melhor os seus recursos, proporcionando mais lucratividade para o seu negócio. Por exemplo, é possível diminuir os custos com compras desnecessárias, desperdícios e a falta de estoque.

Além de garantir que os produtos estejam sempre dentro do prazo de validade, divulgar os pratos mais vendidos, colocar em promoção os que têm menos saída e elaborar campanhas direcionadas para cada grupo da base de clientes. E aí, quer aprender a calcular a curva ABC? Confira a seguir!

Como usar a curva ABC no seu negócio?

Para facilitar o entendimento, vamos utilizar a curva ABC para a gestão de estoque. Uma maneira de montá-la é utilizando o Excel, então vamos lá. O primeiro passo é identificar todas as mercadorias estocadas, a quantidade de cada uma delas e o seu custo unitário.

Depois, calcule o valor total de cada mercadoria. Para tanto, basta multiplicar a quantidade de cada item pelo seu custo unitário. A seguir, estime o valor acumulado, que é a soma do valor total mais o valor do acumulado da linha anterior, com exceção da primeira mercadoria. 

Feito isso, reorganize os produtos, do maior para o menor, de acordo com o resultado. Então, já podemos transformar esses valores em porcentagens. Para isso, pegue o número total de cada mercadoria e divida pelo acumulado total. Assim, você vai obter a porcentagem de cada mercadoria.

O próximo passo é calcular o acumulado dessas porcentagens para começarmos a dividir os itens de acordo com as categorias A, B e C. Olhe a porcentagem acumulada, até qual item o valor se aproxima de 80%? Essas serão as mercadorias da categoria A.

Some esse valor com mais 15% e descubra as mercadorias da categoria B, o que sobrar pertence à C. Viu como é fácil de fazer? A partir desses dados, comece a fazer a análise para controlar melhor o seu estoque.

Como vimos, a curva ABC é uma ferramenta muito útil na gestão de qualquer negócio, não é? Então, que tal experimentá-la? Já existem diversos sistemas automatizados que ajudam com o cálculo, mas não é difícil fazer você mesmo com o auxílio de uma planilha.

E o que você faz para controlar a gestão de estoque do seu restaurante? Quer mais dicas boas como essa? Siga-nos nas redes sociais e acompanhe mais novidades. Estamos no LinkedIn, Facebook, Twitter e YouTube.

Kerler

Materiais de gestão para levar sua empresa ao próximo nível

Sobre

A KCMS é uma empresa de softwares e inovação com atuação em nível nacional e revendas especializadas. Busca oferecer a seus clientes soluções que permitem levar mais gestão para seus negócios, tornando-os mais competitivos e rentáveis levando-os a um novo patamar.