Já não é novidade que o seu estoque e o relacionamento com os seus parceiros influenciam todos os setores de um bar ou restaurante. Por isso, mapear novos fornecedores é uma maneira de evitar parcerias que deixam a desejar ou com empresas que venham a prejudicar o seu negócio, ou seja, leva à redução de custos e à melhoraria do seu atendimento.
Essa avaliação deve ser feita antes mesmo de fechar acordo ou contrato com o fornecedor. Isso porque oferecer produtos de má qualidade ou ter falta de compromisso com os prazos afeta o seu relacionamento com o cliente e pode significar prejuízo.
A seguir, entenda como fazer o mapeamento de fornecedores de maneira que possa gerar economia para o seu caixa.
Avalie a qualidade dos produtos
Bares e restaurantes precisam ter atenção especial em relação aos fornecedores por se tratar, principalmente, de alimentos perecíveis. Afinal, não se trata somente de oferecer um bom prato, mas também de saúde dos consumidores e conformidade com a Vigilância Sanitária.
O primeiro quesito a ser avaliado ao mapear novos fornecedores é a qualidade das mercadorias oferecidas. Uma dica é pedir amostras ou, se possível, visitar a empresa do possível parceiro.
Assim, poderá verificar a limpeza do local, se os produtos estão dentro do prazo de validade, se são de boa qualidade e procedência. Essa pesquisa poderá evitar diversos problemas no seu estabelecimento.
Invista na automação
Não há como fugir da automação do seu estabelecimento, principalmente se tratando de um comércio como restaurantes e bares. Além da agilidade no atendimento e da redução de custos e falhas, os softwares de gestão permitem administrar as suas parcerias.
Quando falamos de mapear novos fornecedores, ainda é comum encontrar gestores que fazem isso por meio de planilhas. Esse tipo de ferramenta já se tornou muito limitado para a complexidade e o grande fluxo de informações das empresas.
Um bom sistema permite cadastro dos fornecedores, elaboração de perfis e definição daqueles que melhor atendem aos prazos, por exemplo. Esses relatórios são fundamentais em compras de urgência e nos momentos de escolher o parceiro que melhor atende as suas necessidades.
Faça um cronograma de suprimentos
Adotar o hábito de fazer um cronograma de suprimentos também é parte importante quando for mapear novos fornecedores. Por meio dessa espécie de calendário, você consegue administrar melhor os seus pedidos, os parceiros e o seu estoque.
Uma dica é separar o seu cronograma por insumos ou serviços dos seus fornecedores. Assim, consegue administrar melhor as suas compras e não ter tantos impactos com produtos sazonais ou mais difíceis de conseguir, por exemplo.
Mapear novos fornecedores é uma estratégia que permite reduzir custos com parceiros que não cumprem prazos e ainda evitar prejuízos com produtos de má qualidade e que não chegam em bom estado. Afinal, toda a imagem do seu restaurante pode ser comprometida se a sua gestão de parceiros e suprimentos é falha.
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