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Como liderar a sua empresa durante a crise econômica?

Por Ana Beatriz Serafim
Publicado em 25 de junho de 2020
Modificado em 25 de junho de 2020
Como liderar a sua empresa durante a crise econômica

É inevitável olhar a crise econômica pelo lado ruim, ainda mais quando ela abrange a saúde, assim como o coronavírus. É neste cenário que o papel do líder é essencial para conduzir a equipe e reduzir os impactos no negócio. E então, você sabe como liderar durante a crise?

De acordo com Gene Klann, autor do livro “Crisis Leadership”,  o objetivo do líder é reduzir as perdas e manter o funcionamento da empresa durante a crise. Ele também acredita que o caráter mais profundo do líder é revelado durante eventos traumáticos.

“Uma crise pode expor rapidamente os pontos fortes e fracos ocultos de um líder”, aponta o autor.

No cenário atual de pandemia, os empresários estão vendo o faturamento caindo e têm vários desafios para gerenciar os recursos humanos. Saiba agora como liderar a sua empresa durante a crise econômica!

3 ações para liderar com eficiência

Comunique-se

Todos sabem que está acontecendo uma pandemia global e têm algum conhecimento sobre os impactos na economia. Não minimize a crise!

Seja proativo e tome a iniciativa para resolver os problemas da sua empresa. Comunique aos seus funcionários quais medidas está tomando, com honestidade, humildade e confiança.

Neste momento, não dá para ignorar a comunicação interna. Repita o envio dos comunicados para fixar na mente de todos, por exemplo, questões relacionadas ao trabalho remoto, novas definições de prioridades comerciais, cortes orçamentários e também o estímulo dos hábitos de higiene.

Procure informações em meios confiáveis

É responsabilidade do líder trabalhar com informações de fontes seguras. Se conecte a instituições oficiais para buscar conselhos sobre como se preparar e tomar ações para a sua empresa.

Depois disso, compartilhe com os seus colaboradores pelos meios usuais de comunicação da empresa para que todos se mantenham atualizados.

Esta atitude ajuda a reduzir o estresse causado pelo desconhecido, pois as pessoas gostam de saber que podem contar com um líder responsável, atento e confiável.

“Quando as informações sobre o que está acontecendo são escassas ou inexistentes, as pessoas voltam a fofocar e a espalhar boatos e também tendem inventar coisas”, destaca Klann.

Mas, como se comunicar? Se não for possível por meio presencial, faça reuniões virtuais com todos da equipe ou membros específicos. No entanto, tome cuidado para não exagerar no número de encontros virtuais e não se estenda sem necessidade.

Esteja presente e dê o exemplo

Como liderar durante a crise

Se você não tem uma postura responsável como líder, não espere que os seus colaboradores tenham também.

Além disso, como nem sempre é possível conversar com todos os funcionários, informe a todos como eles podem acessá-lo. Eles precisam ouvir o líder com frequência de forma com que se sintam incentivados e confiantes de que a empresa está sob controle.

Por fim, no meio de uma crise, o líder deve ter um papel ativo em tranquilizar os colaboradores, criar soluções e conduzir a empresa. Assuma o comando do seu negócio!

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Ana Beatriz Serafim

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