Como Montar um Restaurante: O manual completo

Se você quer saber como montar um restaurante, acompanhe este artigo! Separamos os passos iniciais para realizar seu sonho.
como montar um restaurante sistema kcms

Quem é apaixonado por artes culinárias e deseja torná-las uma profissão provavelmente já se perguntou como montar um restaurante próprio. 

Na verdade, não basta amar a cozinha, mas para isso também é essencial entender de negócios e administração.

Vale ressaltar também que diversos novos estabelecimentos estão surgindo no país, de acordo com o Instituto Brasileiro de Pesquisa Tributária.

Apenas até junho de 2021, foram inaugurados mais de 16.000 novos negócios do gênero, o que representa crescimento em relação ao ano anterior. 

Se você quer saber como montar um restaurante e fazer parte dos novos negócios da área, acompanhe este artigo! Separamos os passos iniciais para que você realize seu sonho.

Dicas de como montar um restaurante

restaurante como montar

Antes de mais nada, é fundamental destinar um investimento inicial ao restaurante que você pretende abrir. 

Isso porque alguns negócios levam muito tempo até gerar lucros, então ter uma reserva de emergência é uma boa maneira de se precaver. Partindo disso, não deixe de seguir as dicas do KCMS abaixo, para o sucesso do seu negócio!

Faça um planejamento/plano de negócio detalhado

O ponto de partida para montar um restaurante, sem dúvidas, é o planejamento. Com informações que tracem objetivos e metas, torna-se muito mais fácil identificar, posteriormente, se o negócio está indo bem ou não.

Também vale incluir planos de expansão, possíveis parcerias e ações de marketing relacionadas ao seu estabelecimento.

Todos esses tópicos podem ser desenvolvidos a longo prazo, mas é fundamental que você os planeje para implementá-los em datas pré-definidas.

Escolha o tipo de restaurante

É impossível que expliquemos como montar um bom restaurante sem considerar o modelo que você deseja investir. Existem restaurantes de diversos temas, como:

  • Fast-food;
  • Buffet;
  • Japonês;
  • Coreano;
  • Italiano;
  • Grill;
  • Taberna;
  • Típico;
  • Entre muitos outros.

Justamente por isso, é fundamental definir qual modalidade melhor se encaixa em seu plano de negócios. Vale consultar ideias em alta para investir, como é o caso da culinária vegana e vegetariana. 

Defina um cardápio

Em seu plano de negócios também é fundamental incluir os alimentos e bebidas preparadas em seu restaurante. 

Uma pesquisa entre os consumidores pode ser muito efetiva para você definir as melhores opções servidas. Considere custo-benefício, popularidade do prato e também o tempo de preparo. 

Defina o seu público-alvo

A depender do tipo de restaurante escolhido, é muito importante investir em um planejamento, decoração e cardápio voltados para os clientes ideais. 

Por isso, defina características gerais do grupo que você deseja que frequente seu restaurante. A exemplo, se você possui um modelo mais sofisticado, provavelmente precisa investir em um público-alvo com maior faixa etária e renda. 

Independentemente de suas características, lembre-se de sempre pensar no grupo ideal de frequentadores do local, ao montar sua estratégia. 

Encontre um local

A definição do local de seu restaurante é um fator determinante para seu sucesso. De acordo com seu público-alvo, é fundamental escolher uma localização visível e movimentado, que permita a atração de novos clientes.

Também não deixe de checar se o local possui espaço para estacionamento e se não existem outros negócios como o seu por lá. 

Imagine instalar um negócio novo que concorre com semelhantes já consolidados há anos no espaço? Isso pode prejudicar muito o crescimento do estabelecimento, portanto evite.

como montar um restaurante localização

Descubra e fique de olho nos seus concorrentes

Agora, independentemente da localização, saber como montar um restaurante competitivo requer uma análise de outros negócios parecidos. 

Isso pode fazer com que você incorpore boas atividades e se diferencie em alguns aspectos no serviço. Dessa maneira, não deixe de avaliar como restaurantes parecidos trabalham, além de possíveis falhas para não repeti-las.

Monte a sua estrutura

Considerando os demais passos, chega o momento de montar a estrutura do seu estabelecimento. Nesse cenário, é possível implementar espaços para crianças, determinar distanciamento das mesas e o funcionamento do estacionamento.

Lembre-se de definir bem os espaços para banheiros, cozinha, caixa e, se necessário, áreas de circulação. 

Vale usar da criatividade para desenvolver áreas exclusivas, como espaços para fumantes ou bar independente.

Compre os equipamentos necessários

Listar e adquirir os materiais é um passo extremamente importante para montar seu restaurante. 

A necessidade de equipamentos pode variar conforme seu modelo de operação e o tipo de comida servida. Não deixe de buscar materiais de qualidade para não ter imprevistos e acabar com despesas desnecessárias posteriormente. 

De forma genérica, se você irá abrir um restaurante certamente precisará buscar os seguintes itens:

  • Pratos, copos, talheres e outras louças;
  • Mesas, cadeiras, bancos e toalhas para a decoração;
  • Panelas, formas, conchas, espátulas, etc.;
  • Armários, fogão, forno, micro-ondas, freezer e geladeira;
  • Entre outros.

Vale listar todos os materiais necessários para o cozimento dos alimentos de seu cardápio previamente. Nessa etapa, conte com o profissional responsável pela cozinha para identificar as principais necessidades de compra.

Tenha uma equipe capacitada

Mesmo nos restaurantes menores, é extremamente importante ter mais de um profissional qualificado atuando. Por isso, busque por garçons, cozinheiros, atendentes e um colaborador para o caixa. 

Lembre-se que um grande diferencial nos restaurantes é o serviço prestado no atendimento, então qualifique sua equipe para promover uma boa experiência ao cliente.

Veja mais: Colaboradores desmotivados? veja como e quando aplicar uma pesquisa de satisfação interna

Utilize um sistema de gestão

Agora que você já entendeu os principais passos para a montagem do restaurante, utilize também a tecnologia a seu favor! 

Os processos de preparo, coleta de pedidos, entrega e pagamentos podem ser facilmente simplificados com sistemas. Isso facilita a vida dos profissionais e melhora o atendimento ao seu consumidor. 

Para ter um gestão completa do seu restaurante, conheça o sistema da KCMS.

Conclusão

Entender como montar um restaurante é fundamental para estruturar um bom planejamento ao longo do tempo. 

Como qualquer outro negócio, é necessário ficar de olho nas tendências e ter um bom controle de caixa para acompanhar seu progresso.

O KCMS é uma ferramenta de gestão para restaurantes que facilita muito o dia a dia dos profissionais e melhora o atendimento ao cliente. 

Por isso, não deixe de considerá-lo também em sua estratégia e garantir seu sucesso como empreendedor, faça o teste grátis.

Inscreva-se em nosso blog

E saiba o que acontece no nosso mercado

Deixe seu comentário

Você tem alguma dúvida ou sugestão? Então deixe seu comentário!