Qual a importância da proposta de valor de uma empresa?

Que valor o seu negócio gera para os clientes? O que você agrega efetivamente aos consumidores quando eles adquirem seus produtos ou serviços?

Essas perguntas ajudam a definir a proposta de valor da sua empresa. Ela é essencial para que você tenha clareza sobre quais são os benefícios dos produtos para quem consome, seus diferenciais e, até mesmo, como convencer os clientes de que seu produto é relevante.

Quer saber mais sobre o que é e a importância da proposta de valor de uma empresa? Leia e descubra!

Quais são as características de uma proposta de valor?

A principal característica de uma proposta de valor é evidenciar, tanto pra você quanto para colaboradores e clientes, qual o diferencial da sua empresa. Ou seja, ela é uma forma de mostrar quais são os pontos que colocam a sua empresa em vantagem quando comparada à concorrência.

Dessa forma, ela precisa ser clara a objetiva, evidenciando, em uma frase simples, qual o valor que a sua empresa gera. Além disso, a linguagem deve estar adequada ao seu público-alvo e ser sincera quanto ao real valor que a empresa coloca no mercado.

Como a proposta de valor de uma empresa impacta colaboradores e clientes?

A proposta de valor é capaz de impactar o seu público interno e externo. Para os clientes, ela atua como estratégia de convencimento. Quando o consumidor entra em contato com a proposta de valor da sua empresa, ele é capaz de decidir que essa vantagem realmente vale a pena para ele.

Com isso, você é capaz de aumentar seus índices de fidelização e atração de clientes para o negócio.

Porém, a proposta também é importante para os colaboradores. Afinal, o seu funcionário quer ter a certeza de que trabalha em uma empresa que gera valor para o mercado.

Portanto, quando você cria uma proposta de valor, os colaboradores passam a ter clareza sobre o diferencial da empresa, o que gera aumento na motivação e engajamento do time.

Como construir uma boa proposta de valor?

Agora que você já sabe o que é e qual a importância de uma proposta de valor, é hora de descobrir como construir uma para a sua empresa. Para isso, é preciso seguir algumas dicas:

  • entenda quem são os seus clientes;
  • pesquise sobre os concorrentes;
  • descubra qual é o diferencial da sua empresa;
  • entenda quais são os principais benefícios gerados pelos seus serviços e produtos.

Após este artigo, você está pronto para criar uma proposta de valor de uma empresa com qualidade,  melhorando o posicionamento da sua marca perante clientes e colaboradores. Mas lembre-se: a proposta de valor do negócio precisa estar conectada e ser coerente com o planejamento estratégico da empresa. Ou seja, é essencial que ela reflita a sua missão, visão e seus valores, sendo uma forma de passar esses elementos para o mercado como um todo.

Quer continuar se informando? Então aproveite para ler também o nosso próximo artigo e descubra como  incentivar a sua equipe a desenvolver o sentimento de dono dentro da empresa!

Como encantar clientes no atendimento

treinamento 5s