Queda do faturamento: descubra o que está prejudicando o seu negócio e como mudar este cenário

Veja alguns pontos que a KCMS sugere que você analise para reverter a queda do faturamento!
Queda do faturamento: como reverter?

“O que pode estar causando a queda do faturamento do meu estabelecimento?”. Tenho certeza que você, empreendedor, já se fez essa questão após gráficos, tickets médios e relatórios não apresentarem os números que você gostaria. Onde está o erro? Leia até o final deste artigo que a KCMS vai mostrar alguns caminhos para você seguir.

Sei que é difícil assumir a “culpa” em determinadas falhas de gestão de estabelecimento quando se fala em queda do faturamento. Porém, é comum que a falta de algumas ações seja, realmente, responsabilidade do gestor do negócio. 

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Entenda o motivo: o time de um restaurante, composto de garçons, caixas, cozinheiros e assistentes, não têm, por exemplo, acesso a dados importantes ou a experiência analítica do negócio como o gestor. 

Resumindo: grande parte do time acaba ficando, portanto, com o serviço de “mão na massa” e todo o poder de decisão fica sob os ombros do gestor.

É possível reverter a queda do faturamento?

O resultado do relatório “Marketing e Persuasão”, divulgado por professores da Universidade de Rochester, apontou que uma das principais causas na queda do faturamento é a não realização de práticas adequadas de marketing, sobretudo no que se refere a fazer um bom uso do cliente final. 

Contudo, o estudo aponta o que você provavelmente já sabia e é uma notícia boa. A queda do faturamento pode ser revertida com a criação de oportunidades de negócios e melhorando o relacionamento com o seu cliente. Afinal, sabemos que é muito mais fácil manter um cliente do que adquirir um novo em um mercado tão competitivo como o da alimentação.

5 pontos que podem estar ligados à queda do faturamento 

Não tem para onde fugir, empreendedor: se você se colocou na posição (e gosta) de ser gestor de um estabelecimento, precisa estar atento a todos os indicativos do negócio. 

Antes de falarmos sobre os cinco pontos que podem estar ligados à queda do faturamento, é preciso saber que relatórios de vendas e rotatividade no seu estabelecimento são essenciais para um negócio de sucesso. Se você ainda não trabalha com um sistema para restaurantes, fica a dica: conheça os da KCMS (inclusive, há uma opção gratuita!)

Agora sim! Vamos aos pontos que você pode estar pecando no seu restaurante, bar, lanchonete ou padaria!

Ausência de divulgação

Como os clientes podem ir até o seu restaurante se eles nem mesmo sabem da existência dele? Um dos erros extremamente graves em pleno século XXI, porém muito comum entre os gestores, é a decisão de deixar o marketing e a divulgação de lado por encararem como um gasto.

Foi-se o tempo em que o boca a boca e apenas uma linda fachada em uma rua movimentada bastava. Hoje, você precisa estar presente nas redes sociais, nos perfis de influenciadores do seu público-alvo e em campanhas pagas (mesmo que com valores baixos, por exemplo). 

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Como resolver? No entanto, há diversas maneiras de divulgar a sua empresa sem gastar valores consideráveis. As redes sociais, por exemplo, já se tornaram vitrines para negócios. Então, basta ter uma página bem gerenciada nas principais redes para divulgar o seu negócio. Lembre-se: o que não é visto não é lembrado e muito menos conhecido. 

A KCMS tem aqui no blog diversos artigos bacanas sobre marketing digital para restaurantes. Veja alguns:

Falta de comprometimento

Muitos dos problemas de gestão e da queda do faturamento podem ser evitados com uma equipe engajada e comprometida com as metas do restaurante. Entretanto, isso vale não só para os funcionários, como para o proprietário da empresa.

Para contornar, é preciso estar em constante aperfeiçoamento profissional, buscar por treinamentos atualizados e visitar feiras e eventos do seu ramo para ficar atualizado sobre as tendências do mercado de alimentação.

Como reverter este cenário? Invista na qualificação dos seus colaboradores, que precisam de um ambiente de trabalho saudável e de contínuos treinamentos, principalmente para se manterem alinhados ao negócio da sua empresa. Que tal uma pesquisa de satisfação?

Queda do faturamento atinge milhares de restaurantes no Brasil
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Diminuição do ticket médio

O problema de queda do faturamento também pode ser resultado da diminuição do ticket médio dos clientes, pois isso significa que os consumidores estão comprando e consumindo menos no seu restaurante.

Se o problema for esse, é indicado que comece a divulgar produtos com venda casada, ou seja, combos, descontos e promoções. Contudo, é preciso identificar os produtos ou pratos que têm melhor saída para oferecer condições estratégicas.

Dica para prever este problema: relatórios baseados em dados e previsões podem fazer você se prevenir de situações desagradáveis financeiramente falando, por exemplo. Os sistemas da KCMS contam com o apoio de uma inteligência artificial que prevê resultados positivos e negativos para o seu restaurante de acordo com o consumo diário, por exemplo. 

Já imaginou, portanto, tomar decisões baseadas em números reais e evitar uma crise interna? Conheça agora os sistemas para restaurantes da KCMS e comece a usar ainda nesta semana!

Preços altos

Praticar valores muito abaixo daqueles de mercado pode ser um verdadeiro tiro no pé, considerando que isso pode ocasionar prejuízos nas vendas. No entanto, preços muito altos afastam completamente os clientes que estão sempre buscando por economia, sendo que o resultado disso é a queda do faturamento.

Com um sistema adequado de gestão de restaurantes, você pode gerar um relatório, por exemplo, que mostre quais são os produtos que mais geram lucro, os que mais têm saída e os seus custos. Clique aqui e entenda mais sobre como funciona este sistema.

Para evitar este problema, a melhor solução, portanto, é fazer um bom estudo de mercado, avaliar os valores praticados pelos concorrentes e efetuar uma análise da sua margem de lucro. Assim consegue estabelecer preços viáveis para o seu caixa e para os clientes.

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Relacionamento com o cliente

Falamos isso no início do texto. Muitos empreendedores da área da alimentação acreditam que para fidelizar o cliente basta um prato BBB (bom, bonito e barato). Mas não é SÓ isso. O seu restaurante como um todo precisa estar alinhado para receber, atender e encantar o cliente. 

Para melhorar este ponto, portanto, invista em pesquisas de satisfação do cliente, treinamento com a equipe, aposte em atendimento humanizado e faça sempre um agrado ao seu cliente! Desta forma tenho certeza que não terá como ele não retornar ao seu estabelecimento. 

Evite quedas no faturamento! 

Para que você não tenha surpresas desagradáveis, portanto, mantenha o monitoramento contínuo dos seus processos e nunca se esqueça de buscar melhorias.

A KCMS é referência nacional quando o assunto é sistema para restaurantes. Portanto, além de conseguirmos ajudar você com todos os itens acima (inclusive com um aplicativo de delivery gratuito, o Pedemais), temos as melhores opções para o tamanho do seu restaurante. 

Nossos sistemas, por exemplo, contam com uma inteligência artificial que aprende com os dados e prevê os resultados futuros. Já imaginou, contudo, você conseguir visualizar a previsão das vendas nos próximos dias e entender o comportamento de compra do seu consumidor? 

O sistema em nuvem da KCMS apresenta, contudo, todos os dados do seu food service, desde vendas, estoque, ticket médio e até o fechamento do caixa. Quer saber outras formas que a KCMS pode ajudar na gestão do seu negócio? Portanto, fale com um especialista!

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