8 estratégias para vender mais no fim do ano

Continue a leitura e veja como aproveitar bem as vendas de fim de ano no seu food service.
vendas de fim de ano

Pagamento do 13º salário, férias, confraternizações das empresas, festas de Natal e Ano Novo… esta época é a de maior demanda para o comércio varejista, inclusive em bares e restaurantes. Então, aproveite as datas comemorativas para aumentar as vendas de fim de ano do seu negócio.

Esta temporada é uma oportunidade de ouro para faturar e encantar os clientes.

Se você é dono de um bar ou restaurante e quer impulsionar seus lucros neste período, em seguida, você vai conhecer algumas estratégias infalíveis.

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Defina metas para as vendas de fim de ano

Primeiramente, o empresário precisa decidir quais resultados espera alcançar no período. Certamente, ele deve ser influenciado por dados econômicos, disponibilidade de capital para investir e visão de mercado. 

Por exemplo, uma decisão conservadora poderá ocasionar em falta de matéria-prima para venda. Da mesma forma, uma decisão muito positiva poderá terminar em decepção e alto volume de estoque.

Assim, os principais passos para planejar as vendas de fim de ano são:

  • Definição do mix e volume de produtos;
  • Estratégias de promoção e comunicação;
  • Contratação (se necessário) e capacitação da equipe;
  • Dimensionamento de estrutura.

As funcionalidades da KCMS, por exemplo, permitem o acompanhamento detalhado de indicadores que facilitam o estabelecimento de metas.

Defina metas para as vendas de fim de ano

Estratégias de vendas de fim de ano

1- Descontos

O desconto é o tipo mais comum nas empresas de todos os segmentos. Aliás, pode ser aplicado individualmente ou implementado de maneira progressiva, quando aumenta conforme a quantidade de itens comprados.

Por exemplo, uma lanchonete oferece 10% de desconto em um determinado item do cardápio, 20% ao comprar dois itens e assim por diante.

Contudo, o maior risco do desconto é a possibilidade de que o negócio saia no prejuízo, caso não mantenha um bom controle financeiro.

Por isso, antes de definir o valor, considere os custos fixos e variáveis. O que diminui com o desconto é a margem de lucro, por exemplo, é possível reduzir um produto que tinha margem de lucro de 100% para 70% durante a promoção.

Assim, o preço não sairá menor do que o custo total para a empresa e você ganhará pela quantidade vendida.

2- Queima de estoque

Esse modelo de vendas é mais agressivo e indicado para food services apenas quando há muito estoque acumulado. Isso porque, quando se trata de alimentos, não dá para deixar os produtos parados por muito tempo.

Neste caso, o empresário diminui a margem de lucro para evitar a perda dos itens estocados. Mas, atenção: é preciso fazer as contas para ter certeza de que não haverá prejuízo financeiro.

3- Datas comemorativas

As datas comemorativas do fim do ano são favoráveis para as promoções sazonais. Vale usar a criatividade para associar produtos aos presentes comprados em cada data.

Por exemplo, uma maneira eficaz de atrair mais clientes é oferecer pratos temáticos relacionados às festividades. Buffets especiais de Natal, menus comemorativos de Ano Novo ou descontos em refeições para grupos grandes são excelentes atrativos.

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Aproveite as datas comemorativas do fim do ano para vender mais

4- Brindes

É comum ver empresas dando brindes aos seus clientes no fim do ano, como uma forma de demonstrar afeto às pessoas. Embora necessite de investimento, é uma forma de fidelizar quem já consome no estabelecimento.

Por exemplo, food services podem apostar em uma degustação gratuita de um determinado produto durante um período de tempo. Se você for considerar esta opção, não esqueça de incentivar que os consumidores tirem fotos e postem nas redes sociais para dar mais visibilidade ao estabelecimento.

Tome como inspiração a rede de fast-food Burger King: segundo o portal Meio & Mensagem, a promoção especial de Halloween para restaurantes selecionados distribuiu cerca de 140 mil sanduíches para os consumidores que passaram pelo drive-thru montados em vassouras. Certamente, foi uma ação com alto investimento, mas que funcionou para atrair olhares à marca.

5- Frete grátis no delivery

É inegável que oferecer frete grátis é uma atitude certeira para atrair novos consumidores e ainda fidelizar os que já compram na sua empresa. 

Para 2023, o Instituto Foodservice Brasil (IFB) previu um crescimento de 7,5% na área de delivery em todo o Brasil.

Desta forma, principalmente com o delivery em constante crescimento, esse tipo de promoção incentiva o cliente a encher o carrinho e aproveitar ao máximo a oportunidade de economizar com a entrega.

🍽️ Sabia que você pode receber todos pedidos de delivery direto no seu sistema? Com a KCMS, você não só faz essa integração como ainda consegue acompanhar os status de cada entrega.

6- Redes sociais

Aproveite o poder das redes sociais para promover seu restaurante. Por isso, publique fotos tentadoras dos pratos especiais e compartilhe histórias sobre as festividades para envolver os clientes e aumentar a visibilidade do seu estabelecimento.

Além disso, os sorteios pelas redes sociais são excelentes formas de conseguir mais visibilidade para o estabelecimento, ao mesmo tempo que promove vontade de consumo nos seguidores.

7- Parcerias e eventos colaborativos

Por outro lado, considere colaborar com outros negócios locais para eventos especiais.

Ou seja, parcerias com empresas de entretenimento, vinícolas ou lojas de presentes podem atrair uma nova clientela e criar experiências únicas para seus clientes.

Faça parcerias e eventos colaborativos para vender mais no fim do ano

8- Reservas antecipadas para eventos especiais

Crie a expectativa oferecendo eventos especiais, como jantares exclusivos ou festas de Natal e Réveillon. Para ajudar no planejamento, estimule reservas antecipadas com benefícios extras para aqueles que planejam suas celebrações com antecedência.

Além disso, você pode ir além de oferecer pratos especiais apenas no salão. Aposte em um serviço de delivery eficiente para pacotes de ceia prontos para quem prefere celebrar em casa.

Em conclusão…

Lembre-se, a chave para o sucesso está na criatividade, na qualidade dos serviços e na capacidade de oferecer uma experiência memorável.

Dito isso, com essas estratégias, seu restaurante pode não apenas aumentar as vendas, mas também criar laços duradouros com os clientes, tornando-se um destino preferido para as festividades de final de ano.

Portanto, aproveite esta época festiva para encantar os paladares e criar memórias gastronômicas que seus clientes valorizarão por muito tempo!

Dica extra: invista em um sistema de qualidade

Completo, intuitivo, fácil de operar, ótimo custo-benefício e com suporte.

Especialmente durante os períodos festivos, contar com um sistema confiável e de qualidade se destaca ainda mais na experiência do cliente.

Então, se você não quer perder tempo e dinheiro, escolha uma empresa como a KCMS, que ofereça esse suporte!

Estamos há mais de 20 anos no mercado de alimentação fora do lar, entregando tecnologias acessíveis e produtivas para mais de 17 mil empresas em todo o Brasil.

Aliás, oferecemos funcionalidades que otimizam e automatizam os processos do dia a dia de um food service.

Por exemplo, a adoção de comandas eletrônicas agiliza a comunicação entre o garçom e a cozinha, reduzindo o tempo entre o pedido e a entrega.

Então, isso não apenas minimiza o tempo de espera, mas também pode elevar a satisfação dos clientes de modo geral.

Os sistemas da KCMS entregam tudo que um empresário precisa para manter o food service em funcionamento com lucratividade, até com possibilidade de previsão de vendas.

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