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Como vender mais no fim do ano

Por Ana Beatriz Serafim
Publicado em 17 de novembro de 2020
Modificado em 10 de novembro de 2020
vendas de fim de ano

Continue a leitura e veja como aproveitar bem as vendas de fim de ano no seu food service.

Pagamento do 13º salário, férias, confraternizações das empresas, festas de Natal e Ano Novo… o fim do ano é a época de maior demanda para o comércio varejista, inclusive no food service. Para aproveitar as oportunidades desse período, comece o planejamento da sua empresa para que haja tempo de entregar com qualidade.

Primeiramente, o empresário precisa decidir quais resultados espera alcançar no período. Certamente, ele deve ser influenciado por dados econômicos, disponibilidade de capital para investir e visão de mercado. 

Por exemplo, uma decisão conservadora poderá ocasionar em falta de matéria-prima para venda. Da mesma forma, uma decisão muito positiva poderá terminar em decepção e alto volume de estoque.

Assim, os principais passos para planejar as vendas de fim de ano são:

  • Definição do mix e volume de produtos;
  • Estratégias de promoção e comunicação;
  • Contratação (se necessário) e capacitação da equipe de vendas;
  • Dimensionamento de estrutura.

Promoções de vendas de fim de ano

Descontos

O desconto é o tipo mais comum nas empresas de todos os segmentos. Aliás, pode ser aplicado individualmente ou implementado de maneira progressiva, quando aumenta conforme a quantidade de itens comprados. Por exemplo, uma lanchonete oferece 10% de desconto em um determinado item do cardápio, 20% ao comprar dois itens e assim por diante.

Contudo, o maior risco do desconto é a possibilidade de que o negócio saia no prejuízo, caso não mantenha um bom controle financeiro.

Por isso, antes de definir o valor, considere os custos fixos e variáveis do negócio. O que diminui com o desconto é a margem de lucro, por exemplo, é possível reduzir um produto que tinha margem de lucro de 100% para 70% durante a promoção. Assim, o preço não sairá menor do que o custo total para a empresa e você ganhará pela quantidade vendida.

Queima de estoque

Esse modelo de vendas é mais agressivo e indicado para food services apenas quando há muito estoque acumulado. Quando se trata de alimentos, não dá para deixar os produtos parados por muito tempo.

Neste caso, o empresário diminui a margem de lucro para evitar a perda dos itens estocados. Mas, atenção: é preciso fazer as contas para ter certeza de que não haverá prejuízo financeiro.

Datas comemorativas

As datas comemorativas do fim do ano são favoráveis para as promoções sazonais. Vale usar a criatividade para associar produtos aos presentes comprados em cada data.

Os sorteios pelas redes sociais são excelentes formas de conseguir mais visibilidade para o estabelecimento, ao mesmo tempo que promove vontade de consumo nos seguidores.

Brindes

É comum ver empresas dando brindes aos seus clientes no fim do ano, como uma forma de demonstrar afeto às pessoas. Embora necessite de investimento, é uma forma de fidelizar quem já consome no estabelecimento.

Por exemplo, food services podem apostar em uma degustação gratuita de um determinado produto durante um período de tempo. Se você for considerar esta opção, não esqueça de incentivar que os consumidores tirem fotos e postem nas redes sociais para dar mais visibilidade ao estabelecimento.

Tome como inspiração rede de fast-food Burger King: segundo o portal Meio & Mensagem, a promoção especial de Halloween para restaurantes selecionados distribuiu cerca de 140 mil sanduíches para os consumidores que passaram pelo drive-thru montados em vassouras. Certamente, foi uma ação com alto investimento, mas que funcionou para atrair olhares à marca.

Frete grátis

Não tem outra opção, oferecer frete grátis é uma atitude certeira para atrair novos consumidores e ainda fidelizar os que já compram na sua empresa. 

Principalmente nesses tempos em que o delivery está em alta, esse tipo de promoção incentiva o cliente a encher o carrinho e aproveitar ao máximo a oportunidade de economizar com a entrega.

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Ana Beatriz Serafim

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