Relatórios gerenciais: como usá-los para potencializar os resultados

Os relatórios gerenciais são documentos que descrevem os resultados e o desempenho da sua empresa no período avaliado. Muitas vezes ignorados pelos gestores, essa relação de performance é uma importante fonte de dados para facilitar as suas decisões e operações, inclusive aquelas para controle financeiro e satisfação dos clientes.

Tais documentos funcionam como indicadores que devem ser levados em consideração em qualquer mudança que for feita. Assim, terá soluções mais acertadas e tempo hábil para corrigir problemas, principalmente aqueles que geram prejuízo.

Conheça, a seguir, os principais relatórios gerenciais e veja como usar esses dados para potencializar os resultados do seu negócio.

Relatório de faturamento diário

O primeiro aspecto a ser avaliado em um negócio é sobre o faturamento, pois é preciso saber se há dinheiro entrando no seu caixa. Por isso, entre os principais relatórios gerenciais, destacamos o de faturamento diário.

Ao acompanhar esse indicador, poderá fazer comparações mês a mês, identificar tendências de vendas e os períodos de baixa. Assim, você terá informações para contornar os momentos de baixa demanda e não sofrer tanto desfalque no seu caixa.

Porém, é preciso lembrar que há situações em que empresas têm um bom faturamento, mas não tem lucro. Portanto, esses dois indicadores precisam ser avaliados juntos.

Relatório de vendas por produto

Conhecer o prato ou produto que tem maior quantidade de vendas possibilita o seu planejamento de estoque, para que ele não falte na sua cozinha, além de identificar aqueles com menor saída, de modo a focar as suas campanhas de marketing ou repensar o produto.

Ticket médio ou ticket conta

Você sabe qual é o valor médio que os clientes costumam gastar no seu restaurante? É exatamente essa informação que o ticket médio fornece. Conhecendo o valor médio de venda por consumidor, ou por conta, você consegue identificar preferências de compras, padrões de consumo e resultados das suas campanhas de marketing.

Por exemplo, se investiu dinheiro na campanha de um prato ou dia em especial, mas ele não teve tanta procura, é sinal de que a ação de divulgação não está sendo eficiente. Além disso, esse tipo de relatório gerencial permite identificar problemas no estoque, pois um produto que não tem boa saída certamente ficará sem giro.

Relatório de estoque

Falando em estoque, os relatórios gerenciais que fornecem dados sobre a sua reserva de produtos são fundamentais, não somente para o setor de suprimentos, mas para todo o funcionamento do estabelecimento.

A falta de mercadorias é sinal de prejuízo, mas o excesso também é. Então, esse documento auxilia no planejamento de compras, principalmente em alta temporada, como datas comemorativas, e na identificação de itens com baixa rotatividade. Desse modo, você possui tempo hábil para traçar estratégias que contornem os desperdícios.

Será inviável, para não dizer impossível, ter relatórios gerenciais atualizados e confiáveis sem a utilização de um bom sistema de gestão. É preciso gerenciar as entradas e saídas do estoque, fluxo de caixa diário e demais movimentações para cruzar esses dados e chegar aos resultados de desempenho de um relatório.

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