Restaurante Take Away: O que é e por que se tornou tendência?

O restaurante take away é um modelo operacional derivado do delivery, cuja logística da retirada é feita pelo próprio cliente. Entenda!
restaurante take away

O que é um restaurante take away?

O restaurante take away é um modelo operacional derivado do delivery, mas cuja logística não envolve o envio do pedido ao domicílio, mas a retirada sendo feita pelo próprio cliente.

Ou seja, ele une a conveniência do delivery com a comodidade do drive-thru.

Um restaurante pode investir nesse tipo de operação em vários cenários, como quando, por exemplo, o restaurante fica perto de quem pede, mas a taxa de entrega é cara.

Outro exemplo são clientes que só estão na região mas, por algum motivo, querem comer o produto em outro local.

A grande vantagem do take away é que ele não tem tantas limitações quanto o drive-thru, nem precisa de uma estrutura tão bem arquitetada e planejada.

Na maior parte do tempo, o público faz o pedido em casa e só precisa fazer uma breve caminhada até o seu estabelecimento.

Por esse motivo, até mesmo restaurantes de rua, no modelo tradicional, podem perfeitamente se adaptar a esse modelo.

Por que o take away se tornou uma tendência?

Os restaurantes take away já tinham formatos bem consolidados em outros países antes de serem tendência no Brasil.

Enquanto nos EUA, por exemplo, esse modelo já fazia sucesso há muito tempo, nas terras tupiniquins, ela surgiu como uma ótima alternativa para superar os desafios de distanciamento social impostos pela crise de COVID-19.

Como funciona um restaurante take away?

Os restaurantes take aways que obtêm mais sucesso normalmente são aqueles que apostam em um cardápio simples, pensado para ser executado em um curto espaço de tempo sem deixar o sabor de lado.

Por isso, é um sistema que funciona melhor com lanches, como hambúrgueres, hot dogs e outros alimentos mais simples e rápidos.

A lógica é bem simples: quando temos tempo você gastar produzindo os lanches, menor será o custo por prato, o que também torna a refeição muito mais financeiramente acessível.

O cliente faz o pedido de casa, pelo aplicativo ou mensageiro, escolhe os alimentos e eles são preparados enquanto ele vem até o estabelecimento.

restaurante take away dicas

Qual a diferença entre restaurante take away e delivery?

A principal diferença entre o take away e o delivery é que, enquanto o delivery envolve o envio do pedido até a casa do cliente, no take away o cliente é quem pega o pedido no seu estabelecimento.

Afinal, qual é a melhor opção para o seu negócio? 

As duas! É Possível tirar vantagem tanto do sistema delivery quanto do take away você pode escolher ter as duas opções ao mesmo tempo.

Se você busca maximizar os seus ganhos, então apostar nos dois sistemas é a melhor opção.

Como montar um restaurante take away?

Agora que você já entendeu o que é o formato de restaurante take away e como ele funciona, que tal aprender como montar um?

Confira a seguir nesses 5 passos:

1. Escolha o seu carro chefe

Em primeiro lugar, você deve escolher o seu prato principal. É ele quem vai dar o norte em toda a sua operação. 

Como vimos, o ideal para um restaurante take away é escolher um prato rápido e fácil de executar, como hambúrgueres e hot-dogs, por exemplo.

Não importa qual seja a sua escolha, é preciso que você seja criativo e que tenha um diferencial, ou seja: faça o prato que quiser, desde que seja rápido e acessível.

Por isso, a dica de ouro é: escolha uma quantidade pequena de opções, especialmente se o seu restaurante estiver trabalhando com atendimento normal e delivery simultaneamente.

2. Organize a sua cozinha

O próximo passo é planejar e organizar a sua cozinha de um modo funcional, que atenda o fluxo dos pedidos com a maior rapidez possível.

Por isso, só coloque na bancada aquilo que realmente é necessário para o preparo dos pedidos, da embalagem e dos pratos, deixando os materiais necessários sempre a vista.

O ideal é buscar por um espaço mais amplo e acessível para embalar os produtos e utilizar material de embalagem específico para reter a temperatura de pratos quentes.

Você também vai precisar, do mesmo modo, de um equipamento para refrigeração para poder estocar os seus materiais.

3. Crie um ambiente de entrega adequado

Como vimos, a proposta do sistema take away é que o cliente pegue o alimento e o consuma em outro lugar.

Entretanto, mesmo assim, é fundamental que você crie um ambiente apropriado para recepcionar a sua clientela, pois muitas vezes o pedido pode ainda não estar pronto quando ele chegar ao seu estabelecimento.

Isso vai obrigar o consumidor a ter de esperar, e se você quer ter um diferencial de atendimento, é melhor que o ambiente ofereça conforto para o cliente.

Portanto, investir em wi-fi, televisores, sofás, cadeiras confortáveis, etc., é indispensável para criar uma atmosfera agradável.

Outro detalhe importante é que o balcão e a recepção sejam separados do caixa principal do restaurante, pois isso facilita e melhora o atendimento para os clientes que só querem ser atendidos rapidamente.

restaurante take away utensilios

4. Prepare a sua equipe para essa nova modalidade

Com o ambiente de recepção e cozinha organizados, é hora de preparar a sua equipe para a rotina do restaurante.

Promova reuniões e se esforce para manter todos na mesma página e o diálogo em dia.

Todos os colaboradores precisam trabalhar de acordo com a filosofia do negócio, pois isso, a comunicação é uma das chaves centrais de qualquer restaurante e deve ser efetiva e sem ruídos.

Como essa é uma modalidade bem nova no Brasil, talvez seja necessário uma dose maior de treinamento para que os funcionários consigam tirar todas as dúvidas dos clientes.

5. Use um sistema de fast-food

O sistema take away não funciona sem rapidez. A velocidade na realização dos pedidos e na entrega dos alimentos é que vai ditar se o sistema vai funcionar ou não.

Uma das formas mais eficientes de evitar desperdícios de tempo é com um sistema de automação de fast-food, como cardápios digitais, por exemplo.

Usar a tecnologia a seu favor é fundamental para que o sistema de entrega funcione de maneira rápida, evitando clientes frustrados.

Além disso, você também vai diminuir os seus erros em relação a pedidos e mensurar quais são os pratos com mais saída.

Com esses insights, você poderá fazer atualizações no cardápio de maneira mais eficaz e entender quais pratos já deixar prontos para retirada a qualquer momento.

Como a KCMS pode te ajudar?

A KCMS tem o sistema de automação para fast-food mais completo do mercado. São diversos produtos que vão ajudar a sua lanchonete a aumentar a rapidez das entregas e, assim, faturar mais. 

Já atendemos mais de 11.000 estabelecimentos no Brasil e temos todas as soluções que você precisa para o seu fast-food em um só lugar.

Conheça o sistema para fast-food da KCMS!

Conclusão

Como vimos, o restaurante take away é aquele em que se trabalha o modelo take away, em que o cliente realiza o pedido de casa e só o retira no estabelecimento.

Inscreva-se em nosso blog

E saiba o que acontece no nosso mercado

Deixe seu comentário

Você tem alguma dúvida ou sugestão? Então deixe seu comentário!